- Publicidade -

No Dia das Crianças chega ao Rio de Janeiro a TRILOGIA DO AMOR

Publicado em:

Os três celebrados musicais infantojuvenis que compõem a o projeto TRILOGIA DO AMOR – Três Histórias de Amor para Crianças, dirigidos por Duda Maia, serão apresentados num circuito teatral nas Zonas Norte, Sul e centro do Rio de Janeiro. Essa é a primeira vez que a cidade recebe uma trilogia destinada ao público infantil e infantojuvenil, estreando simultaneamente e em três bairros distintos.

A ousada proposta tem como objetivo principal criar um diálogo entre crianças e adultos através de histórias que tratam dos afetos humanos. Aproveitando também para celebrar o dia das crianças, 12 de outubro, dia da estreia dos 3 musicais. A sequência dos espetáculos será a seguinte: A Gaiola fica em cartaz de 12 de outubro a 03 de novembro no Teatro Petra Gold – localizado no Leblon; Contos Partidos de Amor se apresenta de 12 a 20 de outubro no IMPERATOR – Centro Cultural João Nogueira – localizado no Méier; e o terceiro musical que encerra a trilogia, Vamos Comprar um Poeta, que tem sua estreia inédita na cidade, será encenado de 12 de outubro a 8 dezembro no Centro Cultural Banco do Brasil – localizado no Centro do Rio de Janeiro.

As três peças partiram da adaptação de três obras literárias, sendo dois autores nacionais e um português.

Inspirado no livro homônimo de Adriana Falcão, o musical A Gaiola estreou em 2016, no Rio de Janeiro, e ganhou os prêmios CBTIJ, Botequim Cultural e Zilka Sallaberry. Além disso passou pelas quatro unidades do CCBB, realizou cinco temporadas cariocas, participou de vários festivais e apresentou-se em Cabo Verde e Portugal.

A peça conta a história de um passarinho que cai na varanda de uma menina e, enquanto ela cuida dele, os dois se apaixonam. Quando o passarinho fica curado e eles têm que se despedir, resolvem aprisioná-lo em uma gaiola. A partir desse dia, surgem as alegrias e os questionamentos de “ficar preso”.

Contos Partidos de Amor é livremente inspirado em contos e poemas de Machado de Assis e tem dramaturgia de Eduardo Rios. O espetáculo estreou em 2018 e ganhou o Prêmio Zilka Sallaberry nas categorias de melhores direção e figurino. Também circulou pelas quatro unidades do CCBB e foi encenado em festivais em Portugal, nas cidades de Fundão e Setubal.

O musical conta a história de quatro pessoinhas amorosas e ciumentas que revelam ao público suas verdades sobre as relações humanas por meio de diálogos bem-humorados, dança e música.

Já o musical Vamos Comprar um Poeta – que será encenado pela primeira vez na cidade, é uma adaptação do livro do escritor português Afonso Cruz e narra a chegada de um Poeta à casa de uma família comum. Nesse lar, moram um pai que só pensa em ganhar dinheiro; uma mãe que organiza todos os dias os trabalhos domésticos; uma menina esperta e curiosa que gosta de entender o significado das coisas; e um menino que adora fazer contas. O poeta ensina os pequenos a observar borboletas, compor os próprios poemas e aprender a dar abraços. A montagem cria uma divertida reflexão sobre a nossa capacidade de invenção, fazendo um importante paralelo entre cultura e economia. É uma homenagem à cultura, em um espetáculo que mistura poesia, música e dança.

“É extremamente importante não subestimar a inteligência da criança, compreender que ela tem uma percepção sensorial mais aguçada que do adulto e que irá, do seu jeito, codificar o que lhe é mostrado e com isso, criar um diálogo saudável e necessário com os adultos. Apresentar um projeto que fomenta esse diálogo e que, ao mesmo tempo, espalha histórias de amor, amizade, respeito e liberdade por diversos pontos da cidade me dá uma certeza absoluta de que a Arte é um caminho indiscutível para uma sociedade mais justa e desenvolvida”, afirma Duda Maia.

Vamos Comprar um Poeta
Centro Cultural Banco do Brasil: Rua Primeiro de Março, 66 – Centro. Teatro II.
Apresentações: sábados e domingos, às 11h e às 16h
Contos Partidos de Amor
Temporada: de 12/10 a 20/10
Imperator – Centro Cultural João Nogueira: Rua Dias da Cruz, 170 – Méier / RJ
Apresentações: sábados e domingos, às 16h
A Gaiola
Temporada: de 12 de outubro a 03 de novembro
Teatro Petra Gold: Rua Conde de Bernadotte, 26 – Leblon
Apresentações: Sábados e Domingos, às 11h

Foto Dila Puccini

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -