O Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (CNFCP-Iphan) abriu as portas da Sala do Artista Popular para apresentar um pouco das riquezas culturais do Sul do Brasil. Apesar de ser a menor região em extensão territorial, os mais de 29 milhões de habitantes dos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul trazem ao tempo presente a m emória e costumes de seus antepassados, ressaltando-as em suas celebrações, sons, danças, ritmos e diversas expressões de saberes e fazeres reproduzidos, também, na arte do artesanato.

Um pouco desse universo cultural será tema da exposição Sul a Sul: cultura popular da região, que apresenta gratuitamente seleção de peças e imagens que refletem a pluralidade das manifestações culturais sulistas, algumas delas reconhecidas pelo Iphan como Patrimônio Cultural do Brasil. Assim, o público poderá conhecer um pouco mais sobre o Fandango Caiçara (PR); as Tradições Doceiras da Região de Pelotas e Antiga Pelotas (RS); a Procissão do Senhor dos Passos, realizada em Florianópolis (SC), além da Tava, Lugar de Referência para o Povo Guarani (RS) e da Roda e Ofício dos mestres de capo eira.

A mostra que segue até o dia 13 de outubro apresenta ainda peças do acervo do CNFCP, feitas por artesãos da Região Sul, e que estarão à venda. Entre elas, a renda de bilro de Florianópolis, o artesanato em palha de milho de Mafra e as pêssankas de Itaiópolis, todas cidades de Santa Catarina, além dos acessórios femininos feitos pela Colônia de Pescadores de Pelotas (RS).

A iniciativa é uma das ações do Iphan que, em 2019, lançou a campanha Patrimônio Cultural do Sul: Turismo Cultural como ativo para o desenvolvimento das cidades históricas voltada para divulgar, valorizar, promover e debater coletivamente a vasta lista de edificações, conjuntos urbanos, manifestações, bens arqueológicos e ferroviários reconhecidos como referências culturais.

Serviço:
Exposição “Pau, corda, cores e (re)invenções: instrumentos e artesanatos do carimbó”
Local: Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular Serviço
Endereço: Rua do Catete, 179. Telefone: 21 3826-4322
Inauguração: até 13 de outubro
Visitação: de terça-feira a sexta-feira, das 10h às 18h
Sábados, domingos e feriados, das 15 às 18h
Entrada grátis

Foto: Acervo Iphan 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here