- Publicidade -

Teatro Poeira recebe espetáculo “Embarque Imediato”

Publicado em:

“Embarque Imediato” faz parte da trilogia teatral iniciada pelo espetáculo “NAMÍBIA, NÃO!” (direção de Lázaro Ramos) e seguido pelo espetáculo “O CAMPO DE BATALHA” (direção de Márcio Meirelles e Fernando Philbert). Os espetáculos da trilogia não compõem uma mesma narrativa temática, mas têm em comum a linguagem articulada na “dramaturgia do debate do sujeito múltiplo” (pesquisa poética de autoria de Aldri Anunciação no curso de Doutoramento em Dramaturgia no PPGAC-UFBA). Nestas obras, o tema da condição dos descendentes da diáspora africana é abordado.

“EMBARQUE IMEDIATO”, que estreia no dia 7 de novembro no Teatro Poeira, com texto inédito do dramaturgo Aldri Anunciação e encenação de Márcio Meirelles. A montagem coloca pela primeira vez em cena Antônio Pitanga e seu filho, o ator Rocco Pitanga, vivendo estes dois personagens que se encontram num aeroporto internacional e estabelecem um diálogo sobre a História.

“Embarque Imediato” é também a celebração dos 80 anos de Antônio Pitanga, um artista fundamental do cinema, teatro e TV brasileira, além de uma importante voz na defesa dos direitos de negros e negras no país. E esta comemoração se estendeu ao encontro artístico com o filho, Rocco Pitanga e a presença virtual de Camila Pitanga, que dá voz aos textos em off da montagem e aparições em vídeo.

“Embarque Imediato” é uma obra que promove um debate, seguindo uma poética presente na escrita de Aldri Anunciação, em que a cena é configurada de modo a apresentar diferentes pontos de vista e permitir que o espectador chegue às suas conclusões, a partir das reflexões e argumentações tecidas ao longo da cena. Marcio Meirelles se encantou pela dramaturgia desde 2016, quando dirigiu uma leitura dramática dentro do Festival Nova Dramaturgia da Melanina Acentuada, já com Pitanga. O diretor incentivou o dramaturgo a finalizar a obra para montar um espetáculo, trazendo para o palco as provocações sobre identidade, política, história e o tempo.

“A peça debate muitos assuntos que estão na ordem do dia, como origem, diáspora, consequências da história. É um texto maduro e toda encenação é pensada para tornar mais evidente essa relação entre os dois personagens e como a política afeta suas experiências, suas histórias e identidades”, pontua o diretor.

Para Aldri, em “Embarque Imediato” o desejo é “ofertar ao público uma dramaturgia que traz para o centro da cena, o conflito identitário do sujeito múltiplo e as consequências (positivas e negativas) dos trânsitos diaspóricos de séculos passados, assim como os deslocamentos estáticos em tempos de conectividade de redes virtuais, se mostra oportuna se considerarmos a malha cultural ao qual os povos de diversos blocos continentais têm se articulado” , conclui o autor.

SERVIÇO
“Embarque Imediato”
Temporada: 7 de novembro à 22 de dezembro
De quinta a sábado, às 21h; domingo, às 19h
Local: Teatro Poeira (R. São João Batista, 104 – Botafogo)
Ingressos: R$ 60,00 (inteira) e R$ 30,00 (meia)
*sujeito à alteração.
Vendas no local e pelo site www.teatropoeira.com.br

Foto: Caio Lirio 

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -