- Publicidade -

ColaborAmerica desembarca pela primeira vez no Museu do Amanhã

Publicado em:

Em sua quarta edição, o ColaborAmerica desembarca pela primeira vez no Museu do Amanhã, dia 30 de novembro. Serão 24 atividades distribuídas em palestras, painéis, oficinas e debates que unem profissionais de diferentes áreas e países para discutir temas como cultura pré-competitiva, desperdício de alimentos e cidadania global. Sob o tema “A Arte do Encontro”, o evento, totalmente gratuito, será divido em três espaços – Auditório, Observatório do Amanhã e Hólos – com atividades que giram em torno do fenômeno mais humano que há: o encontro. Realizado pela D+3, Sistema B, MateriaBrasil e OUISHARE Global com co-realização da Rastro, Hólos, Museu Vivo e Multisentidos, o ColaborAmerica tem patrocínio da Coca-Cola Brasil, apoio Instituto C&A, BMW Foundation, Gerdau, Heinrich Böll Stiftung, Europa, Itabus e Selina e o Museu do Amanhã como parceiro institucional.

“Vivemos em um mundo hiperconectado. Tudo é rápido, tudo é muito. Mesmo assim, muitos se sentem sozinhos na multidão. Acreditamos que esse problema influencia no nosso dia-a-dia individual, mas também nos grandes problemas globais. Por isso, talvez a ação mais revolucionária seja a mais simples: o encontro.” afirma Téo Benjamin, um dos curadores do evento e fundador da OVNI Lab, empresa de soluções criativas em tecnologia.

O Auditório contará com palestras e painéis curtos de até 30 minutos, que discutirão temas como políticas climáticas, igualdade racial, direitos humanos e intrapreendedorismo – prática que tem se tornado cada vez mais comum dentro das empresas, permitindo que os profissionais possam analisar cenários, criar ideias, inovar e buscar novas oportunidades e alternativas paramelhorar o funcionamento da companhia.No espaço Observatório do Amanhã,painéis, rodas de conversa e oficinas aprofundarão temas como desenvolvimento sustentável e segurança de dados. Focado no autoconhecimento, o espaço Hólos contará com atividades práticas e participativas de troca e reflexão.

Entre os destaques da programação, a palestra envolvendo duas das maiores fabricantes de bebidas do mundo: Coca-Cola e Ambev. “Intrapreendedorismo e Cultura Pré-competitiva” vai falar sobre o projeto “Reciclar pelo Brasil”, maior programa de reciclagem inclusiva do país. Criado por Thais Vojvodic, gerente de sustentabilidade da Coca-Cola Brasil, e Filipe Barolo, gerente de relações institucionais da Ambev,eles vão compartilhar os desafios na implantação do projeto e o que levou duas empresas concorrentes a traçar estratégias de forma coletiva.

Em parceria com o Fiis – Festival Internacional de Inovação Social, que existe há sete anos no Chile e acaba de chegar ao Brasil, o ColaborAmerica terá uma intervenção cultural aberta por Gracy Moreira, presidente e coordenadora da Organização Cultural Remanescentes de Tia Ciata – matriarca do samba carioca e bisavó de Gracy. Em homenagem à cultura afro-brasileira, a intervenção contará com performances de capoeira e maculelê. E ainda o painel “Desperdício de alimentos e mudança climática”, que conta com o apoio da Gastromotiva – instituição que promove a inclusão através da gastronomia social. A mediação é de Leonardo Menezes, curador e gerente de conteúdo do Museu do Amanhã.

Compondo o quadro de palestrantes internacionais, a americana Heide McKinnon, diretora executiva dos“Curadores Sem Fronteiras”,organização que desenvolve exposições e programação educacional em conjunto com museus, governos e ONGs para comunidades carentes. McKinnon vai falar sobre como implantar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) – estabelecidos pela ONU – em espaços de cultura, memória e educação. A oficina será ministrada em espanhol e mediada por Lucimara Letelier, diretora e fundadora do Museu Vivo.Jáa ativista colombiana Carmina Mac Lorin e o jurista argentinoAníbal Ignacio Faccendini, se juntarão a Morena Mariah – criadora do projeto Afrofuturo – e Monique França – co-fundadora do coletivo NegreX (UERJ) – para repensar o conceito de cidadania global sob diferentes perspectivas.

A programação completa estará disponível no http://colaboramerica.org. As inscrições podem ser feitas pelo site a partir de 11 de novembro.

Serviço:
Data: 30 de novembro de 2019
Horário: das 10h às 19h
Local: Museu do Amanhã
Endereço: Praça Mauá, 1 – Centro, Rio de Janeiro – RJ

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -