- Publicidade -

Doutor Sono: Novo suspense de Stephen King chega aos cinemas

Publicado em:

Cuidado com aqueles com amigos invisíveis. Eles vão roubar sua mente” assim disse Black Sabbath em sua música “The Shining”, uma homenagem a obra-prima de Stanley Kubrick, O Iluminado, um dos maiores filmes baseado em um dos maiores livros do autor Stephen King. Considerado por muitos o melhor livro de Stephen, perdendo talvez apenas para “O Cemitério” (que também teve sua adaptação em Cemitério Maldito), O Iluminado teve importância real na vida do autor por usar muito as experiências que sofreu com alcoolismo. Até onde sabíamos a história da família Torrence havia sido encerrada, assim como a história do hotel Overlook, mas estávamos errados. Doutor Sono conta a história de Danny Torrence (Ewan McGregor), o mesmo menino que era atormentado pelos fantasmas famintos do hotel. Agora Dan caiu na mesma desgraça alcoólica de seu pai, e negando seus poderes de Iluminado, só que o mundo é um lugar faminto, com seres tão terríveis quanto o Overlook, Dan tem que passar seu conhecimento tal como foi passado a ele quando criança, deve guiar uma menina chamada Abra (Kyliegh Curren) que também tem a iluminação.

Antes de continuarmos, vamos explicar alguns conceitos desse universo. O que chamamos de “Iluminação” é a habilidade mediúnica, e todos tem certo nível dessa habilidade, contudo alguns são muito mais poderosos, como Dan e Abra. Os Iluminados são seres com espíritos de muita energia, pense que são como baterias. Agora, pense nos fantasmas do hotel Overlook como entidades que querem consumir essas baterias para ficarem mais fortes, e assim você entende os vilões deste novo filme também, eles se denominam os Nós. Os membros do Nó também são Iluminados, só que eles se alimentam da energia de outros com a iluminação pra ter uma longevidade, na tentativa de viver o máximo possível. Explicado isso, falemos do filme.

Dirigido e roteirizado por Mark Flanagan, Doutor Sono é baseado no livro homônimo de King, que é uma continuação direta de O Iluminado. Mark realmente dirigiu o filme como se fosse um livro de múltiplos pontos de vista, estilo muito usado por King, onde a narrativa transita entre a líder dos vilões, Rosie Cartola (Rebecca Ferguson), Dan e Abra. É bem diferente do que estamos acostumados em filmes, pois algumas cenas são muito curtas o que a faz parecer sem sentido, porém com o caminhar da trama esse estilo múltiplo faz sentido quando os três personagens se confrontam. O diretor abusa das homenagens ao filme de Kubrick, copiando os planos de câmera e recriando algumas cenas como flashbacks e também a trilha sonora, certas homenagens são muito boas e outras são explicitas demais. Quando é necessário usar seus planos de câmera próprios, Mark apenas brinca com o zoom da câmera e pouco mais que isso.

O brilho do filme são os atores incrivelmente carismáticos, um confronto de carisma entre McGregor e Rebecca Ferguson, os personagens são muito bons também, outra grande característica de King, ele é muito melhor criando personagens. Como dito, algumas cenas de O Iluminado foram refeitas, então nós vemos sósias de Jack Nicholson e Shelly Duvall bem parecidas, mais Duvall que Nicholson. O terror não usa tanto de jumpscares, ele cria uma tensão crescente até o limite e ai a própria trilha cria o susto, pra que a tensão volte em crescente até o momento se repetir, o que, incrivelmente, não é cansativo. Ele é um filme muito agonizante, essa é a melhor expressão que possa simbolizar a tensão do longa.

É um filme bem longo, tem mais ou menos duas horas e meia, que passam despercebidas. O diretor toma algumas liberdades criativas que saem do material fonte, e que no geral formam um filme bom pra quem curte esse estilo. Ele brilha no elenco e nessa forma narrativa que mantém a estrutura de um livro. É necessário assistir O Iluminado para que a experiência seja completa, mas talvez agrade mais quem não tenha lido o livro por conta das alterações feitas.

 

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -