- Publicidade -

Interferências3 conecta mais de 70 artistas das periferias do Rio de Janeiro

Publicado em:

  Com temáticas e linguagens variadas, as obras da mostra Interferências3 , do Oi Kabum!Lab, conecta as criações multimídia de arte e tecnologia de mais de 70 artistas das periferias do Rio.

Em dezembro, os trabalhos serão apresentados durante exposição no Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica. As produções foram divididas em quatro temas: Vida Urbana (Beat Bike, Street Não Viu, rebU, 021, Vitória e Favela Influencers); Distopias Ambientais (Surrealixo e R.A.M.); Igualdade e Cultura Negra (Corpo Encruzilhada, Lenga-lenga Orô e Ori) e Corpo-Mente (Interferência Divina, NDA, Árduo Trajeto e Oráculo).

O projeto propõe novas narrativas para as diferentes identidades de cada um dos artistas. Entre os destaques da mostra, tem bicicleta como veículo musical tecnológico e como símbolo da precarização do trabalho. Tem a visão de crianças negras sobre seus cabelos através da confecção de penteados e tranças afro. Tem os influenciadores locais que impactam suas comunidades em vários campos da arte e da ação social. Tem moda consciente e inovadora, com materiais descartados. Tem tradição yorubá e tem holograma com oráculo sonoro.

Interferências3 celebra os 10 anos de parceria entre o Oi Futuro e o CECIP – Centro de Criação de Imagem Popular, organização civil pioneira na democratização do acesso às mídias e à cultura digital, criada em 1986 por Paulo Freire, Claudius Ceccon, Eduardo Coutinho, entre outros. Desde 2009, a Oi Kabum! tornou-se referência de conexão entre artistas e produtores culturais periféricos do Rio de Janeiro. Mais de 2 mil jovens já passaram pelos cursos e oficinas dos projetos Oi Kabum! Rio e Oi Kabum! Lab.

Todos os trabalhos foram desenvolvidos através desta parceria, com patrocínio da Oi, por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Estado do Rio de Janeiro. Sediado no Centro de Artes Calouste Gulbenkian, no Centro, o Oi Kabum! Lab promove o acesso de jovens artistas a vivências de experimentação criativa e tecnológica. O espaço também oferece oficinas e realiza eventos gratuitos, com o objetivo de apoiar a produção e disseminação de arte contemporânea produzida nas periferias.

Em 2020, o Oi Futuro e a Oi Kabum! estão confirmados na programação oficial da próxima edição do SXSW EDU Conference & Festival – maior evento de inovação do mundo que acontece em março, em Austin, no Texas. Entre 1.700 propostas, o público votou no painel “Arts and tech to empower young creative changers”, que apresentará os cases do Oi Kabum! Lab e do NAVE, outro projeto de educação desenvolvido pelo Oi Futuro, em duas escolas públicas de Ensino Médio.

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -