- Publicidade -

“No escuro ou O que faz uma mariposa sem uma lâmpada” no Teatro Cândido Mendes

Publicado em:

 Comédia melodramática de Jau Sant’Angelo, baseada na obra de Carlos Gorotiza, dirigida por Jefferson Almeida, homenageia aos trabalhadores do teatro.

Laura é uma mulher que abandona o ofício de atriz, logo depois de se formar na Escola de Teatro, por causa de uma experiência traumática na sua estreia profissional, fechando-se na bilheteria do Cine Íris, onde trabalhou pelos vinte anos seguintes. Um dia, Laura reencontra um ex-colega dos tempos da Escola de Teatro que através de um “vamos trabalhar juntas” faz reviver a Laura de vinte anos atrás. No calor do acontecimento, Laura larga o emprego e se tranca em seu quarto por dias seguidos numa espera angustiada pelo se retorno à cena. É na clausura do quarto que vemos “O que faz uma mariposa sem uma lâmpada” a medida que Laura confunde realidade e fantasia, a vemos passear pelas personagens que formam seu universo criativo: Blanche DuBois, Nora, Fedra… A realidade passa a ser um peso, e Laura começa a flertar com a loucura. Seu marido, Bento, é aquele que tenta devolvê-la à vida real.

– Em um primeiro momento, “No Escuro” me pareceu uma homenagem às grandes atrizes e às grandes personagens femininas já criadas. E para esta homenagem, Jau faz surgir uma personagem tão linda quanto suas inspirações. A peça é uma declaração de amor ao teatro, sobretudo, à arte de representar. Daí surge a base da encenação: uma peça dentro de uma peça, o teatro como cenário e como receptáculo de um cenário, uma personagem em busca de si através de personagens –, comenta o diretor Jefferson Almeida. – Tudo é metalinguagem; usamos a peça para fazer a nossa homenagem aos trabalhadores do teatro, para mostrar como o teatro opera, como funciona a sua estrutura técnica; o nosso desejo é o de criar mágica, mostrando o truque. E, ao final, provocar, pelo menos, uma pequena reflexão sobre o trabalho por trás da mágica.
  

Serviço
“No Escuro ou O que faz uma mariposa sem uma lâmpada”
Local: Teatro Cândido Mendes – Rua Joana Angélica, 63, Ipanema, Rio de Janeiro.
Temporada: de 15 de novembro a 22 de dezembro de 2019.
Dias e horários: Sextas, sábados e domingos, às 20h.
Funcionamento da bilheteria: Terça a domingo, a partir das 13h
Vendas: www.ticketmais.com.br
Classificação: 12 anos
Duração: 70 minutos

Foto: Dalton Valério 

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -