- Publicidade -

OSB apresenta o último concerto da Série Mundo

Publicado em:

No dia 6 de novembro, às 20h, no Theatro Municipal, a Série Mundo homenageia Portugal, pelo maestro e multi-instrumentista português Pedro Carneiro, que se dividirá entre a regência e a marimba.

No programa, peças do Padre José Maurício Nunes, Miguel Azguime e Joly Braga Santos.

A apresentação começa com Pedro Carneiro regendo a OSB em uma peça do Padre José Maurício Nunes Garcia, a “Abertura em Ré”. O maestro, que regerá a OSB pela primeira vez e não conhecia esta obra, afirma que se deparou com “uma música de beleza extraordinária”. Nascido em 1767 no Rio de Janeiro, é considerado um dos mais importantes compositores brasileiros do fim do século XVIII e início do XIX, com uma vasta e qualificada obra. Com a chegada da corte portuguesa em 1808, surpreendeu D. João com seu talento e foi nomeado Mestre da Real Capela.

A segunda peça do programa é uma estreia mundial – “Concerto para Marimba e Orquestra”, do lisboeta Miguel Azguime – e terá Pedro Carneiro como solista. A música conta também com um pequeno poema, que os integrantes da orquestra irão sussurrar durante o concerto. Nascido em 1960, o compositor – que também é poeta e percussionista – fundou com Paula Azguime o Miso Ensemble, duo de flauta e percussão, um dos mais importantes agrupamentos portugueses de música contemporânea.

Depois do intervalo, Pedro Carneiro reassume a batuta para a execução da “Sinfonia nº 1 em Ré menor”, Op. 9 do português Joly Braga Santos. Sua música pode ser vista como uma fusão dos vários estilos europeus, particularmente da Europa Ocidental. A obra, que estreou em 1947, quando o compositor tinha apenas 22 anos, foi dedicada aos heróis e mártires da Segunda Grande Guerra Mundial. Apesar de dividida em três andamentos, a sinfonia parece ter quatro, devido à longa coda final. “Joly é um músico genial e eu tenho profunda admiração por sua obra” – revela o maestro.

Pedro Carneiro afirma também que o público pode esperar uma apresentação que representará musicalmente a amizade entre os dois países: “É um programa muito bonito! Celebraremos essa relação de maneira ampla, com músicas que vão desde o classicismo até a contemporaneidade”.

SERVIÇO:
Orquestra Sinfônica Brasileira (Série Mundo – Portugal)
Dia 06 de novembro de 2019 (quarta-feira), às 20h
Local: Theatro Municipal do Rio de Janeiro (Praça Floriano, s/nº – Cinelândia/Centro – Rio de Janeiro)
Ingressos: à venda na bilheteria do Municipal e no site Ingresso Rápido

Foto: Patricia Andrade

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -