- Publicidade -

“François Truffaut – O cinema é minha vida” no Estação Botafogo

Publicado em:

A fim de celebrar a obra e o legado deixados por François Truffaut (1932-1984), cineasta que há 60 anos fazia sua estreia como diretor de longas-metragens, a peça-filme “François Truffaut – O cinema é minha vida” reúne o diretor Cavi Borges, a atriz e bailarina Patricia Niedermeier e o jornalista e crítico Rodrigo Fonseca, três grandes devotos da genialidade do icônico realizador francês.

“Ele, que é um dos pilares da renovação moderna do cinema na década de 1950, ganha nesta nossa peça-filme uma dramaturgia que também renova uma forma clássica de se fazer teatro, trazendo transdisciplinaridade ao misturar dança, música, projeção de vídeos e recitação. Esses braços plurais espelham o espírito transgressor de Truffaut”, explica Fonseca, que assina o texto do espetáculo, criado a partir de palavras do próprio homenageado em entrevistas que concedeu ao longo da carreira.

“Quando assisti a meu primeiro Truffaut no cinema, em 1997, descobri um novo mundo: era preto e branco, falava francês, tinha silêncios e tempos mais alongados. Foi uma revolução para um judoca que descobria um novo cinema, que me influenciou na escolha por qual direção tomar na minha recém-criada locadora, a Cavideo. Mais tarde, ele também me inspirou no meu filme de ficção “Um filme francês”, diz Cavi.

Na trama, um pouco antes de sua morte, Truffaut, vivido no palco por Niedermeier, se prepara para conversar com um jornalista. A partir daí, em três tempos – camarim, entrevista e epifania -, memórias, insights e o profundo amor do cineasta francês pela sétima arte e as mulheres preenchem o palco.

“As ideias de liberdade fazem dele um personagem complexo, inspirador e apaixonante. Mergulhamos em sua obra, vida e história. Não se trata de um filme falado e, sim, de uma pesquisa de construção de personagem. É o cinema como forma de respirar, de se pedir a bênção, íntimo e ligado à vida. Nado o mais longe que eu consigo com todas as minhas forças. E não me afogo mais. Obrigada, François, Rodrigo e Cavi. Navegar é preciso!”, reflete a atriz.

Serviço
“François Truffaut – O cinema é minha vida”
Estação Botafogo (Rua Voluntários da Pátria 88, Botafogo)
Sáb e dom, às 20h.
Temporada: de 7 de dezembro até 1 de março.
14 anos.

Foto: Cavi Borges

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -