A Fundição Progresso recebe nos próximos meses uma programação especialmente pensada para o verão carioca. A “Casa de Todas as Tribos” faz jus ao nome, com uma agenda de shows com importantes artistas da música brasileira atual, além de oficinas dos grupos residentes, projeção de filmes no terraço, feira de sustentabilidade e visita guiada pelo centro cultural da Lapa, que agora conta com o Espaço Verde.

Tudo começa no dia 27 de dezembro, com a comemoração de 10 anos da festa Chá da Alice, com shows de Ludmilla e Pabllo Vittar. No dia 3 de janeiro, acontece o já tradicional Sacode Fundição, que traz Thiaguinho, com o show da turnê “Só Vem”, em que canta músicas do recém-lançado álbum homônimo. A noite tem ainda a presença do grupo Atitude67, vencedor da categoria Melhor Grupo do Prêmio Multishow 2019.

O dia 18 tem Ana Carolina na turnê “Fogueira em Alto Mar”, comemorando 20 anos de carreira. E no dia 24, Gabriel Elias e Armandinho sobem ao palco cantando sucessos e algumas inéditas. E o samba toma conta no dia 25, com Alcione e Jorge Aragão trazendo clássicos do estilo. O show “Eu sou a Marrom” marca as comemorações pelos mais de 47 anos de carreira da cantora maranhense, enquanto Aragão comemora 70 anos de vida e mais de quarenta dedicados à música.

Chegando em fevereiro, Gal Costa abre a agenda do dia primeiro com o show “A Pele do Futuro”, com abertura de Rubel, que canta os hits dos discos “Casas”e “Pearl”. No dia 7, a noite fica por conta de Luedji Luna, com “Um Corpo no Mundo”, e Liniker, com “Goela Abaixo”. No dia 15, Maria Rita leva o seu “Samba da Maria” para o palco Arena.

Como é tempo de Carnaval, ele também tem seu lugar de prestígio, com os ensaios abertos do Monobloco, no dia 4 de janeiro, e do Bangalafumenga, no dia 31.

O terraço da Fundição ganha 3 edições da Cinefesta, evento que reúne projeção de filmes e videoclipes selecionados pela TvZero, seguidos de debate e música, nos dias 16/01, 6/02 e 5/03.

A temporada traz também as atividades no centro cultural da Lapa, que comemora duas décadas. A Armazém Cia de Teatro oferece “Um Módulo Para o Vento – Oficina experimental para adolescentes”. Já a Intrépida Trupe terá intensivos em Movimento Aéreo, Dinâmica Acrobática e Acrobacia Aérea.

Completando a agenda calorosa, todas as quartas, o Sexteto Sucupira comanda o forró na Varanda do Mercado Fundição e nas quintas acontece o Samba Independente dos Bons Costumes, com entrada gratuita para quem coloca o nome na lista amiga.

Fomentando a visitação turística no território Lapa, a Fundição irá atender a agendamentos de visita guiada pelo centro cultural que inaugurou um jardim de chuva, no novo Espaço Verde, de frente para os Arcos. Entre as ações voltadas para a sustentabilidade ambiental, a Fundição não trabalha mais com copos plásticos. O público pode levar seu próprio copo (não pode entrar com copo de vidro) ou alugar o Meu Copo Eco por R$5,00 e pegar o dinheiro na devolução. Além disso, em parceria com o Lixo Zero, faz a gestão de resíduos de latas e demais materiais dos shows e garante o destino correto para reciclagem.

No passeio pela antiga fábrica de cofres, o visitante poderá também assistir a um mini documentário sobre como a Fundição evoluiu nos últimos 20 anos e observar a mostra de quinze painéis assinados pelo artista gráfico Guta, que reproduzem as transformações urbanas na Lapa, Largo da Carioca e Praça XV.

A Fundição Progresso fica na Rua dos Arcos, 24, na Lapa.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here