Elaborado a partir de intercâmbio de artistas gaúchos com companhia canadense, espetáculo teatral é povoado de imagens criadas em narrativa formada por dança, máscaras e bonecos até em escala humana.

  A direção e dramaturgia são de Paulo Balardim. Nomes respeitados no Teatro de Animação contemporâneo, dentro e fora do Brasil, os artistas gaúchos apresentam ao público uma obra onírica e emocionante, capaz de impulsionar uma poética contemplação sobre vida e morte.

Ao longo de 45 minutos, através de três quadros, Carolina Garcia conduz a narrativa, manipula bonecos, usa máscaras e muitos objetos para elaborar as cenas . Na porta do teatro, o público recebe um papel com trecho da obra “Elegia 1”, do poeta Rainer Maria Rilke (1875-1926), um dos mais importantes poetas de língua alemã do século 20. É uma espécie de passaporte para o que se assistirá a seguir. “O ponto de partida foi explorar interações entre bonecos e meu próprio corpo em busca de habitar o inanimado e me deixar habitar por ele”, conta Carolina.

 Um novo modo de perceber o outro, através da tolerância e da empatia, também está entre os alicerces da peça. “Estamos numa época na qual precisamos oferecer novas percepções sobre o modo como nos relacionamos com o outro, dentro de uma perspectiva do que fazemos parte, influenciamos e constituímos cada qual o pensamento social e político do lugar que habitamos, conscientes ou não, e que nossas ações sobre o nosso corpo vivo de habitação maior, que é o planeta Terra, oferece o rumo da história. As cenas respiram com a gente e falam sobre o diálogo com a morte e o renascimento da vida, sobre as angústias e anseios que fazem refletir sobre nossa ética de existência sob uma perspectiva feminina, dado que contemplo a vida sob esse ponto de vista”, contextualiza Carolina.

Serviço
“Habite-me” 
Espaço Cultural Municipal Sérgio Porto (Rua Humaitá, 163 – Humaitá )
Estreia 06 de dezembro, às 20h.
Sessões de sexta-feira a segunda-feira :: Sexta, sábado e segunda-feira: 20h. Domingo, às 19h.
Ingressos: https://riocultura.superingresso.com.br/#!/home

Foto: Marcelo Paes de Carvalho

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here