- Publicidade -

Lançamento XIII Portas Abertas – Atelier Mourão

Publicado em:

A Galeria Alice Floriano, de Porto Alegre, referência no Brasil em joalheria contemporânea, trará uma mostra com peças de joalheiros expoentes nos cenários nacional e internacional. Os grupos de estudo e produção Orbe (RJ) e Broca (SP) promoverão bate-papo e visitas guiadas para mostrar a expressão de pautas atuais, como sustentabilidade e as transformações sociais no século XXI, na criação de joias artísticas. Haverá também a exposição “RUPTURAS”, com obras de artistas de várias partes do Brasil, selecionadas por meio de uma cuidadosa curadoria organizada pelo Atelier Mourão.

O Portas Abertas acontece na histórica Casa de Pedra 68, em Ipanema, e contará com a participação de mais de 40 artistas joalheiros, entre eles Ivo Minoni, Miriam Mirna Korolkovas, Marina Sheetikof e Paula Mourão. O público também poderá conhecer e comprar peças exclusivas dos novos artistas formados nos cursos do atelier-escola.

Programação Portas Abertas 2019

11 dez | 17h – Coquetel de abertura

Exposições e vendas: de 12 a 15 dez | de 11h às 20h

Local: Casa de Pedra 64. End.: Rua Redentor 64, Ipanema – RJ

14 dez | 15h – Visita guiada e roda de conversa “Vamos falar sobre Joalheria Contemporânea” com os grupos Grupo Brocas (SP) e Orbe (RJ) ecer a joalheria artística

Considerado importante polo de fomento da joalheria de arte no Brasil, atelier escola promoverá novos paradigmas, criações e talentos da joalheria contemporânea

Como uma das mais antigas e minuciosas formas de expressão da humanidade, a joalheria atravessa os tempos carregando diversos simbolismos e significados. Neste final da segunda década do século vinte um, auge de grandes transformações sociais, culturais e políticas, como os artistas-joalheiros têm se expressado? Essa questão norteará a 13ª edição do Portas Abertas, o já consagrado evento do Atelier Mourão que acontece anualmente no Rio de Janeiro, com o propósito de lançar ao mercado novos artistas e criações inovadoras . O evento acontecerá entre 11 e 15 de dezembro, na tradicional Casa de Pedra 64, em Ipanema, com uma série de atividades para joalheiros e admiradores da joalheria contemporânea.

Entre os destaques da programação, está a exposição coletiva RUPTURAS, que apresentará o resultado de uma convocatória feita pelo Atelier Mourão a artistas joalheiros de todo o Brasil. A Galeria Alice Floriano, de Porto Alegre, trará ao Rio uma exposição de artistas consagrados e novos talentos do cenário mundial, dando visibilidade a trabalhos consistentes e promissores. Já a LAB22, loja multimarcas de Santos, participará do evento com uma mostra de novos joalheiros brasileiros representados pela artista Cibele Muraro. E, como em todas as edições do Portas Abertas, o público será convidado a conhecer o trabalho dos novos alunos do Atelier Mourão, que têm tradicionalmente neste evento uma espécie de début profissional.

“Depois da iniciação na arte de criação de jóias, nossos alunos aprendem no Portas Abertas a precificar, atender aos clientes e lidar com críticas e avaliações de terceiros. Nesta edição, vamos além: traremos perspectivas de artistas nacionais e internacionais renomados e teremos uma programação voltada ao crescimento e valorização da joalheria contemporânea, com destaque para rodas de conversa e visitas guiadas”, explica Lívia Mourão, diretora do atelier.

Com o propósito de aumentar a visibilidade da joalheria contemporânea no Brasil e fortalecer esse movimento, o Atelier Mourão realizou uma convocatória de artistas para compor uma exposição coletiva de peças inéditas. Sob a perspectiva do tema RUPTURAS, 46 criações foram avaliadas de forma criteriosa e imparcial pelas curadoras Alice Floriano, Miriam Mirna Korolkovas, Nicole Uurbanus e Renata Porto. O resultado da seleção será um uma mostra surpreendente de 16 peças que representam quebras de paradigmas, rompimento de padrões e inovações simbólicas e objetivas. Participam da exposição 13 artistas: Andrea Borges, Carol Bergocce, Cristina Bezerril, Cristina Góes, Esperança Leria, Gabriela de Oliveira, Gaspar Carlini, Márcio Sodré, Nathalia Canamary, Sarah Lemon, Soiis Rabelo, Viola Pineider e Vivianne Dias Kirita.

Programação Portas Abertas 2019
11 dez | 17h – Coquetel de abertura
Exposições e vendas: de 12 a 15 dez | de 11h às 20h
Local: Casa de Pedra 64. End.: Rua Redentor 64, Ipanema – RJ
14 dez | 15h – Visita guiada e roda de conversa “Vamos falar sobre Joalheria Contemporânea” com os grupos Grupo Brocas (SP) e Orbe (RJ)

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -