- Publicidade -

A Chegada – Dennis Villeneuve apresenta uma ficção científica digna de prêmios

Publicado em:

É possível contar nos dedos quantos filmes de ficção científica se tornaram memoráveis pro cinema (De Volta Para o Futuro, Blade Runner, Matrix e Alien), por muito tempo esse gênero ficou meio apagado, sempre sendo diluído aqui e ali, mas nunca surgindo em seu estado puro como os outros. Daí o diretor Dennis Villeneuve surge com A Chegada, filme baseado no conto de Ted Chiang Story of Your Life (História da sua Vida, em tradução livre).

Em um belo dia, como outro qualquer, Louise está a caminho de dar sua aula de linguística, sendo interrompida por um alerta de evacuação da faculdade. Os EUA, assim como outros países do mundo, está recebendo a visita de uma nave alienígena. Louise é contactada pelos militares norte-americanos, sua missão é estabelecer uma linha de diálogo com os visitantes.

O filme se baseia essencialmente em dois elementos puramente científicos: linguagem e tempo. Curiosamente, os personagens principais são um linguista, Louise (Amy Adams), e um físico teórico, Ian (Jeremy Renner). O primeiro, o linguístico, consiste em estabelecer uma linguagem com os alienígenas, já que dele é uma que usa símbolos circulares. O segundo é temporal, como o tempo é fluído e inconstante, ainda assim presente e implacável. Einstein disse que o tempo é relativo, e isso diz muito sobre os visitantes de outro mundo, porque eles não tem a noção linear do tempo, mas sim a noção cíclica, tal qual a linguagem deles. E isso é tudo que posso dizer para não estragar a surpresa que o filme esconde, porém digo que é genial.

O conteúdo da científico, definir a linguagem e o que define uma linguagem, é usado magistralmente, e Villeneuve brinca com a câmera para passar mudanças de gravidade, linhas de tempo, e atmosfera. O visual dos alienígenas, assim como suas naves, é muito original, não seguindo nada já visto até o momento.

O filme vai se desenvolvendo, você vai aprendendo e entendendo os conceitos. Por isso A Chegada é o renascimento do que está sendo a ficção científica que Dennis está fazendo.

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -