- Publicidade -

Festival do Rio comemora 20 anos com edição especial de verão

Publicado em:

O Festival do Rio 20 anos – Verão no MAM, traz uma mostra comemorativa pelas duas décadas de história do evento cinematográfico que tem a cara do Rio de Janeiro, com premiadas produções alemãs e clássicos do cinema brasileiro.

Cineastas brasileiros e convidados da Alemanha participarão das sessões e conversarão com o público entre os dias 21 e 31 de janeiro, sempre na Cinemateca do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, que é parceiro do evento. Todas as sessões têm entrada gratuita.

Os cariocas poderão recordar produções nacionais icônicas e clássicos que já foram exibidos no Festival do Rio, como “Cinema, Aspirinas e Urubus”, de Marcelo Gomes; “Saneamento Básico”, de Jorge Furtado; “O Som Ao Redor”, de Kleber Mendonça Filho; “Ônibus 174”, de José Padilha; “O Palhaço”, de Selton Mello; “Estamira”, de Marcos Prado, entre outros. Algumas sessões vão contar com presença dos cineastas responsáveis por cada um desses títulos. Roberto Berliner é o diretor convidado para a sessão de “Pindorama, a verdadeira história dos sete anões”, enquanto Andrucha Waddington marca presença na sessão de “Casa de Areia”. “Saneamento Básico”, filme de Jorge Furtado, terá uma sessão acessível com audiodescrição e legendas descritivas. “Índia, A Filha do Sol”, longa de Fábio Barreto, será exibido em homenagem ao diretor que faleceu em 2019.

Em parceria com a Deutsche Filmakademie (Academia Alemã de Cinema) e o Goethe-Institut, o Festival do Rio apresenta também a mostra de filmes alemães “… and the winners are…”, que reúne longas de ficção, documentários e infanto-juvenis contemplados com o Prêmio de Cinema Alemão, o Lola, e o First Steps Awards, prêmio dedicado a filmes estudantis. Depois de Seattle (EUA) e Cairo (Egito), o Rio (Brasil) é a terceira parada desta que é a segunda turnê intercontinental do programa.

Um dos destaques da programação é “Gundermann”, de Andreas Dresen, grande vencedor da cerimônia de premiação deste ano. A adaptação cinematográfica da biografia do compositor da RDA Gerhard Gundermann recebeu prêmios em várias categorias, incluindo o Lola de Ouro de Melhor Longa-Metragem.

 Quem também marca presença no festival é a atriz turca de “Uma mulher extraordinária” (Nur eine Frau”), Almila Bagriacik. No longa, ela interpreta Aynur Sürücü, uma jovem que vive em Berlim e é morta por seu próprio irmão, em um “assassinato de honra”.

Completa o quadro de atividades o Workshop de fotografia “Point of narration as a key decision”, com Benedict Neuenfels. Voltada para fotógrafos e estudantes, a oficina levanta questões morais, estéticas e técnicas envolvidas na concepção visual de filmes, tais como as possibilidades entre analógico x digital e manual x tripé. Neuenfels é suíço, radicado na Alemanha, responsável pela cinematografia de mais de 60 filmes, além do design de iluminação de peças de teatro e ópera. A oficina acontece nos dias 28 e 29 de janeiro, das 9h às 14h. A atividade será ministrada em inglês, com tradução consecutiva. As vagas estão completas e as chances agora são apenas pela fila de espera. Para mais informações, acesse: bit.ly/workshopbenedict

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -