- Publicidade -

“Recordar é TV” presta tributo ao poeta João Cabral de Melo Neto

Publicado em:

No mês em que se celebra o centenário do poeta pernambucano João Cabral de Melo Neto, a TV Brasil homenageia o escritor com uma edição especial do “Recordar é TV” neste sábado (18), às 20h. Disponível no EBC Play, a produção utiliza o rico acervo preservado pela emissora pública.

Essa edição relembra a vasta obra do autor de “Morte e Vida Severina” (1955) ao resgatar uma entrevista que o homenageado concedeu ao jornalista Araken Távora no programa Os Mágicos, da antiga TV Educativa do Rio de Janeiro, em 1977.

Naquela conversa, o renomado poeta discorreu com maestria sobre temas como o seu processo criativo. João Cabral de Melo Neto resgata o início da carreira e comenta a vida de diplomata fora do país entre outras histórias da sua ampla produção literária.

Natural do Recife, João Cabral de Melo Neto nasceu em 9 de janeiro de 1920. Com sua respeita criação artística, o poeta foi cogitado ao Prêmio Nobel de Literatura na época do falecimento no final dos anos 1990.

Conhecido como o “engenheiro da palavra”, ele foi expoente da terceira geração modernista ao lado de personalidades como Clarice Lispector e Guimarães Rosa. O autor se desprendeu da escrita acadêmica e denunciou em versos as injustiças vividas pelos nordestinos.

 O escritor foi eleito membro da Academia Brasileira de Letras (ABI) em 15 de agosto de 1968. O poeta foi empossado imortal em 6 de maio de 1969 na cadeira 37. Primo do poeta Manuel Bandeira e do sociólogo Gilberto Freyre, João Cabral de Melo Neto morreu aos 79 anos em outubro de 1999, no Rio de Janeiro.

 Serviço:
Recordar é TV – sábado, dia 18/1, às 20h, na TV Brasil
Recordar é TV – domingo, dia 19/1, para segunda-feira, dia 20/1, à meia-noite, na TV Brasil
Recordar é TV – aplicativo EBC Play, disponível para Android, iOS e no site http://play.ebc.com.br

Foto: Acervo TV Brasil

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -