- Publicidade -

TV Brasil estreia série documental sobre cientistas brasileiros

Publicado em:

A TV Brasil estreia neste sábado (11), às 9h30, a série “Cientistas Brasileiros entre os Melhores”, que põe em foco descobertas, pesquisas ou patentes desenvolvidas no país que tiveram reconhecimento internacional. Ao todo, 13 episódios de 26 minutos integram a obra, cujo gênero situa-se entre o documentário e a ficção.

Para destacar a força e a contribuição do Brasil no desenvolvimento científico e tecnológico mundial, a série mostra, a cada episódio, o trabalho de um pesquisador renomado. São especialistas de diversas áreas, representantes da elite científica brasileira, que promovem, com suas descobertas, a melhoria da qualidade de vida da sociedade.

O primeiro programa a ir ao ar fala sobre os estudos realizados por Rochel Lago, professor titular da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e pesquisador do CNPq sobre temas como catálise ambiental, materiais e tratamento de efluentes. Ele pesquisa soluções para problemas da indústria relacionados a desastres ambientais, em especial o rompimento da barragem de Bento Rodrigues, em Mariana, Minas Gerais.

“Há 20 anos, a questão do meio ambiente e dos rejeitos estava começando a ficar importante e muito falada. Achei que era bacana começar uma linha de pesquisa nessa área de tratamento e transformação de rejeitos”, lembra Rochel.

O pesquisador destaca que a questão dos rejeitos é extremamente relevante em termos ambientais e econômicos. Segundo ele, o trabalho que realiza com seus alunos hoje é desenvolver tecnologias que resolvam esse problema e que cheguem até o mercado.

Rochel possui graduação em Química pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), mestrado em Química também pela Unicamp, uma especialização na Gifu University, no Japão, e doutorado em Química Inorgânica pela University of Oxford da Inglaterra. Realizou um pós-doc no Instituto de Catálise e Petroquímica de Madri, Espanha, e outro pós-doc na Heutes Etudes Comercialles de Montreal, no Canadá. Atualmente dedica-se ao tema ‘Inovação e Empreendedorismo Tecnológico’.

Realizada pela produtora mineira Immagini Animation Studios, a série revela estudos importantes como desenvolvimento de vacinas e medicamentos, mudanças climáticas, tratamento de doenças com células-tronco embrionárias, genoma, nanoestruturas de carbono, violência e importância do sono para o aprendizado. São trabalhos desenvolvidos pelos cientistas Humberto Correa, Ricardo Gazzinelli, Paulo Artaxo, Lygia da Veiga, Frederico Garcia, Sérgio Pena, Vanderlei Bagnato, Ado Jório, Sidarta Ribeiro, Renato Lima, Maria José Campagnole e Elza Melo.

Foto: divulgação TV Brasil

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -