Home Música Carnaval 2020 Bloco do Sargento Pimenta no Flamengo

Bloco do Sargento Pimenta no Flamengo

0
93

Foi há dez anos que o Bloco do Sargento Pimenta carregou cinco mil pessoas pelas ruas estreitas do bairro de Botafogo, zona sul do Rio de Janeiro, embalados por uma novidade inusitada: um repertório que unia ritmos brasileiros às músicas dos Beatles. No ano seguinte, o local da apresentação passou a ser o Aterro do Flamengo – de onde nunca mais saiu. Na segunda-feira de Carnaval, 24 de fevereiro, às 10h, o bloco sobe a um novo palco, projetado especialmente pelo arquiteto Mozart Suzart e instalado junto do Monumento aos Pracinhas, para celebrar essa primeira década. Para a comemoração ficar ainda mais completa, o time ganha o reforço da cantora e multi-instrumentista Lucy Alves.

A artista paraibana vai botar a sanfona e a guitarra baiana para jogo na hora de cantar “Love Me Do”, “A Hard Day’s Night”, “Chorando e Cantando” (Geraldo Azevedo / Fausto Nilo) e “Frevo Mulher” (Zé Ramalho). Com arranjos sofisticados, mas que respeitam a personalidade original das canções, o repertório do desfile inclui ainda o maracatu “Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band”, a ciranda “Yellow Submarine”, o ijexá “Twist And Shout”, os sambas-reggae “Help!” e “Eleanor Rigby”, o batidão “Ticket To Ride”, as marchinhas “She Loves You” e “All My Loving”, o baião “Can’t Buy Me Love”, o samba “I Want To Hold Your Hand” e a quadrilha “Here Comes The Sun”, entre outras canções do quarteto de Liverpool. Esse ano estão de volta os bonecos gigantes representando John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr, confeccionados pelos artesãos Adilson Akira Takahashi e Regina Rodrigues e que foram sucesso em 2019.

O bloco é composto pela banda – que ataca com duas guitarras, baixo, teclado, saxofone, trombone e dois trompetes – e pela bateria, com os tradicionais instrumentos de uma escola de samba, como surdo, caixa, repique, tamborim e agogô, além da pandeirola. Os cerca de 100 batuqueiros são formados na oficina de percussão ministrada semanalmente, ao longo do ano anterior. O cuidado com o figurino chama atenção: a banda se apresenta com roupas exclusivas, inspiradas na capa de “Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band”. Os efeitos visuais e a performance dos músicos resultam em um espetáculo lúdico e irreverente.

 Desde que foi criado, em 2010, por um grupo de 13 amigos que tinham em comum as paixões pelos Beatles e pelo Carnaval, o Bloco do Sargento Pimenta arrastou multidões por onde passou: levou 500 mil pessoas ao desfile do Rio em 2017; fez o Príncipe Harry, da Inglaterra, cair na folia; comandou o Carnaval brasileiro em Hackney, durante as Olimpíadas de Londres; e voltou à terra natal dos Beatles em 2013 para algumas apresentações – uma delas no Cavern Club, lendário clube de Liverpool onde o quarteto começou a fazer sucesso.

SERVIÇO
DESFILE DO BLOCO DO SARGENTO PIMENTA NO RIO DE JANEIRO
Data: 24/02/2020, segunda-feira
Início: 10h
Término: 14h
Local: Aterro do Flamengo, próximo ao Monumento aos Pracinhas
Entrada gratuita

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here