A partir de março, o Centro Cultural Light recebe a exposição “Escreva sobre esta obra de arte” da artista Ana Lucariny. A mostra fica em cartaz até 1 de abril de 2020, com entrada gratuita.

A exposição é composta por um trabalho de caráter fotográfico, uma projeção e um livro físico, ocupando toda a Pequena Galeria do Centro Cultural. O vídeo, que também faz parte da exposição, mostrará o livro que foi resultado final de todo o processo escrito e fotográfico desse projeto.

A mostra pretende apresentar aspectos da Escola de Belas Artes que só são vistos por quem frequenta assiduamente o ambiente e consegue captar sua essência, que vai muito além de suas aparências. É de extrema importância demonstrar de maneira física e pessoal a relevância da escola, buscando compreender como ela impacta na vida do estudante e vice-versa.

Esse projeto expositivo tem como objetivo estudar o espaço físico e significativo da Escola de Belas Artes (EBA-RJ) sob a perspectiva do aluno a frequenta. O conjunto de fotografias e vídeo dissertarão sobre como os alunos que convivem com esse espaço encontram maneiras de ressignificar o descuido por meio da arte, criando dessa forma um tipo de beleza que vai além de questões estéticas. Beleza essa que encontra de maneira poética em meio às imperfeições e ao caos também presentes no espaço.

“Para isso, a visualização fotográfica de seu espaço físico atual é essencial, visto que ele é repleto de intervenções artísticas feitas pelos alunos como forma de expressão e, de certa forma, protesto pelo descuido que o espaço sofre. Esse aspecto traduz a aceitação e ressignificação de todos os “defeitos” ali contidos, comprovando que a arte tem o poder de transformar e trazer novas perspectivas às coisas” explica a artista Ana Lucariny.

No contexto geral da história da sociedade, a arte sempre teve sua função contestada por conta da complexidade de ser compreendida e exercida que adquiriu com o passar dos anos. É importante mostrar, a partir da visão de alguém que vive essa realidade de perto, a importância que a existência dessa área tem na construção do caráter social do indivíduo e como o ambiente artístico influencia nas questões comportamentais do ser.

Serviço
Exposição ‘Escreva sobre esta obra de arte’
Centro Cultural Light – Pequena Galeria (Av. Marechal Floriano, 168, Centro)
De 04 de março a 01 de abril de 2020
De segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 9h às 19h.
Classificação livre.

Foto: Ana Lucarin

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here