- Publicidade -

CINEMATECA DO MAM e o ISTITUTO ITALIANO DI CULTURA DO RIO DE JANEIRO apresentam a exposição e mostra de filmes no centenário de Federico Fellini

Publicado em:

A CINEMATECA DO MAM e o Instituto Italiano de Cultura do Rio de Janeiro apresentam, a partir do dia 4 de fevereiro de 2020, às 18h, a exposição “Rostos Fellianianos” e a mostra de filmes “O Mestre de Rimini”, em homenagem ao cineasta italiano Federico Fellini.

A exposição reúne 73 ampliações fotográficas de diversos fotógrafos de cena que trabalharam com Federico Fellini, como Pierluigi Praturlon, A. Piatti e Osvaldo Civirani, com destaque para Paul Ronald (1924–2015), celebrado fotógrafo de cena francês, que teve sua trajetória ligada ao cinema italiano. Por iniciativa própria, Paul Ronald realizou um conjunto de fotografias coloridas que retratam atores do filme “8½” (1963), obra-prima de Federico Fellini. O Instituto Italiano de Cultura do Rio de Janeiro teve acesso às imagens do fotografo francês através do colecionador italiano Antonio Maraldi, que as recebeu em doação do próprio fotógrafo no final dos anos 1990. As imagens dos demais fotógrafos pertencem à coleção da Cinemateca do MAM. A exposição apresenta ainda três raras fotos da passagem da esposa e musa de Fellini, a atriz Giulietta Masina, pelo Brasil em 1958. As imagens pertencem ao acervo da Memória Civelli. A curadoria da exposição é de Hernani Heffner, Conservador-Chefe da Cinemateca, que procurou explorar a percepção de Ronald quanto ao método de trabalho de Fellini e nesse caso, quanto aos traços que compõem a galeria de tipos fellinianos, com destaque absoluto para o ator Marcello Mastroianni, considerado pelo diretor sua tradução mais perfeita nas telas. As fotografias de Ronald são inéditas de uma maneira geral até mesmo na Itália.

A mostra de filmes, “O Mestre de Rimini” , organizada pelo Curador José Quental traz um percurso pela filmografia de Fellini. “Nesta retrospectiva, para além de obras incontornáveis de sua filmografia, destacamos alguns trabalhos em que Fellini atuou como roteirista e também como ator. Além disso, propomos algumas aproximações com outros cineastas que inspiram a obra felliniana – como Charles Chaplin – e/ou que se assemelham nas formas e metodologias de trabalho – como Alfred Hitchcock. Por último, buscamos apontar algumas pistas de como o cinema contemporâneo pode ter desenvolvido certas características marcantes do cinema felliniano, como a fantasia, a suspensão do real ou formas de trabalhar a memória. Tais aproximações e provocações surgem a partir das reflexões de três críticos que produziram textos inéditos para o catálogo da exposição, à saber: Julhia Quadros, Ruy Gardnier e Luiz Carlos Oliveira Jr. Desta forma, propomos esse sobrevoo da obra de um dos cineastas mais singulares da história do cinema mundial.”

SERVIÇO
CINEMATECA DO MAM [Acesso ao auditório Cosme Alves Netto]
Abertura: 4 de fevereiro de 2020, 18h
Até: 5 de abril de 2020 (exposição)
14 de fevereiro de 2020 (mostra de filmes)

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -