- Publicidade -

Jongo da Serrinha participa do desfile do Batuquebato e do baile multicultural do Cordão do Boitatá

Publicado em:

 O Jongo da Serrinha estará presente no carnaval de rua da cidade do Rio de Janeiro, agora em 2020. O grupo cultural ocupará a Praça XV juntamente com os blocos Batuquebato e Cordão do Boitatá, este com o tema ancestralidade que liberta, homenageia também mestre Buka e a matriarca jongueira, Tia Maria, que no fim deste ano completaria 100 anos de vida e muitos carnavais.

O primeiro encontro é no sábado (22), às 16 horas, com o Bloco Batuquebato, que tem o jongo como enredo do seu desfile. Já no domingo (23), a festa será, a partir das 9h, no baile multicultural do Cordão do Boitatá, que promove uma folia já tradicional de muita música, com variedades de ritmos, participação de diversos artistas e muitas fantasias.

A narrativa do Jongo da Serrinha com o Cordão do Boitatá vem dos tempos do Mestre Darcy e sua mistura com a cidade. Mas, foi em 1997, que o bloco brincou, pela primeira vez, pelas ruas do centro do Rio de Janeiro, reverenciando aqueles que vieram antes deles e seus cordões.

Este ano, em busca de apoio mútuo, em meados de janeiro, a turma se encontrou em Madureira e foi lá que muito emocionado Kiko Horta, diretor musical do Boitatá, afirmou que o grupo jamais poderia esquecer do grande legado que o Jongo da Serrinha tem oferecido ao Rio de Janeiro.

“Eu queria agradecer por essa formação. Numa cidade como o Rio, a Casa do Jongo é um dos locais de mais relevância, pela importância do trabalho que é feito, onde a cultura brasileira tem a real possibilidade de exercer seu papel. Assim, tudo o que a gente puder fazer, vamos fazer, porque a cidade tem que aprender com a Serrinha, declarou Kiko, com os olhos marejados .

Deli, neta de vovó Maria Joana e voz forte no Jongo da Serrinha, lembrou que Tia Maria amava estar no Boitatá. “É um prazer estar aqui junto desse bloco tão incrível. Vai ser um carnaval com muita energia e cheio de emoção, pois temos a certeza que nossa matriarca estará conosco. Esse jongo, que vem resistindo tantos anos, não está sozinho. Com o Boitatá e todos os nossos ancestrais nos dando força, vamos fazer um lindo carnaval e uma bela homenagem a nossa querida Tia Maria”, reforçou a cantora.

Com a crise do Estado e o pouco investimento do poder público, o Boitatá buscou, por meio de uma campanha pela Benfeitoria, colaboradores para efetivamente conseguir colocar o bloco na rua. E conseguiu! Além do baile, que vai acontecer dia 23, foi possível desfilar com o famoso cortejo pelas ruas do centro, no último dia 16. Já o Jongo da Serrinha, a colaboração é permanente e serve para manter ativa as atividades realizadas em sua sede “Casa do Jongo”, localizada na rua Silas de Oliveira, 101, em Madureira.

Já a união com o Batuquebato surgiu em 2019, quando os músicos do bloco levaram seus alunos para uma oficina lá na Casa do Jongo. E foi justamente a partir desses encontros que surgiu a proposta de fazer o primeiro enredo, tendo, então, o jongo, ícone da cultura popular brasileira, como o grande homenageado.

Gabriel Policarpo, músico, percussionista e criador do Batuquebato, explica que o grupo existe desde 2012 e como admirador e pesquisador dos ritmos brasileiros, e com sua vivência desde criança no samba, teve a ideia de em 2020 criar um enredo, fundamentando ainda mais o trabalho do bloco.

“Nosso repertório sempre foi com artistas brasileiros. Tocamos Alceu, Martinho, João Nogueira, mas nesse ano, a partir da oficina, tivemos um motivo e ficou mais claro pra nós a concepção do enredo. Logo pensamos no jongo, que é uma cultura nossa, do Brasil que queremos. Fizemos a letra e quando fomos na Casa do Jongo, agora em janeiro, e eu vi a gente na roda, tudo realmente fez muito sentido”, contou Gabriel.

O grupo esteve presente no grito de carnaval, organizado pelos professores e alunos da Casa do Jongo, na sexta pré-carnavalesca. “Ficamos muito felizes com toda a recepção, as oficinas e os ensinamentos de uma cultura popular tão rica. Como isso é importante para o estado do Rio de Janeiro! Estamos radiantes em ver o Jongo da Serrinha embelezando nossa música e o que falamos em nosso samba é uma forma de reverenciar e agradecer por tanta beleza”, finaliza o criador do Batuquebato.

A colaboração para o Jongo da Serrinha se mantém ativa o ano inteiro. Por meio do site https://benfeitoria.com/casadojongo é possível tornar-se assinante. As contribuições variam de R$20,00 a R$100,00 e auxiliam na manutenção da Casa do Jongo, que funciona como um Centro de Memória permanente, e que atende diariamente, crianças, jovens e adultos através de diversas oficinas de dança, capoeira, percussão, teatro entre outras.

Foto: DJL Comunicação

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -