- Publicidade -

Beth Araújo interpreta Marquesa de Santos em monólogo, na Gávea

Publicado em:

E se um personagem histórico fosse capaz de voltar dos mortos para contar sua própria versão dos fatos? Esse é o ponto de partida da peça “Marquesa de Santos: Verso & Reverso”, escrita pelo historiador Paulo Rezzutti e estrelada pela atriz Beth Araújo.

 A peça explora as variações na narrativa que transformam a Domitila de Castro Canto de carne e osso na figura mítica que atua há 150 anos no inconsciente coletivo do Brasil. Aborda questões de gênero e do apagamento histórico da figura da marquesa. Muito além dos sete anos de relacionamento com d. Pedro no Rio de Janeiro, ela teve papel importante na política e na sociedade de São Paulo nos 38 anos que viveu depois do seu rumoroso caso com o imperador.

De vítima de violência doméstica em seu primeiro casamento, passando por amante do imperador, a mulher independente e poderosa por sua própria conta, Domitila se reinventou várias vezes para sobreviver numa sociedade machista. Ela acabou se tornando até santa popular após sua morte. O monólogo de 50 minutos trata dessas várias facetas da personagem a partir do ponto de vista dela própria, que interage com as diferentes imagens de si mesma que as outras pessoas projetam. Após o espetáculo haverá uma roda de conversa com o autor e a atriz.

“Marquesa de Santos: Verso & Reverso” é um monólogo, que traz Domitila de Castro Canto e Melo (1797-1867), a marquesa de Santos, fala sobre sua vida muito além do romance com o primeiro imperador brasileiro, D. Pedro I, que a tornou famosa.

Serviço:
” Marquesa de Santos: Verso & Reverso”
Museu Histórico da Cidade do Rio de Janeiro: Estrada Santa Marinha s/nº. Gávea.
Dia 7 de março, sábado, às 15h30.
Duração: 50 minutos (peça) + 30 minutos de bate-papo
Evento gratuito
Classificação: 16 anos.

fotos: Marcio Coutinho

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -