- Publicidade -

CCBB RJ recebe mostra inédita Irmãos Lumière

Publicado em:

Em 2020, o cinema comemora 125 anos de sua primeira sessão pública, feita pelos irmãos Auguste e Louis Lumière, no Salão Indien do Grand Café, em Paris. No dia histórico de 28 de dezembro de 1895 foram exibidos alguns filmes que se tornariam célebres – como Refeição do Bebê (Repas de bebé) e Saída da fábrica (Sortie d’usine). Esses dois títulos estão entre os destaques da mostra Lumière Cineasta, que exibe 114 vistas, produzidas entre 1895 e 1905, em diálogo com 41 produções de diversos diretores, formatos e épocas, no CCBB Rio de Janeiro, de 11 de março a 6 de abril.

A mostra tem curadoria de Calac Nogueira, Lucas Baptista e Maria Chiaretti, produção da Raio Verde Filmes e também foi apresentada nos CCBBs São Paulo (15/01 a 10/02) e Brasília (04/02 a 01/03). O projeto tem apoio da Embaixada da França no Brasil e é patrocinado pelo Banco do Brasil, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Todas as vistas Lumière (filmes, na sua maioria, de um único plano de 50 segundos, a duração do rolo de película de 17 metros), serão exibidas em formato digital full HD. Elas foram divididas em 19 programas, que destacam os principais temas abordados nos filmes da Societé Lumière – cidade, natureza, trabalho, viagem, retrato familiar, registro da modernidade etc. Cada sessão será iniciada com uma seleção de vistas Lumière, complementada por filmes (curtas, médias e longas-metragens) como Um dia no campo (Jean Renoir, 1936), Playtime (Jacques Tati, 1967), Do polo ao Equador (Angela Ricci Lucchi e Yervant Gianikian, 1986), Goshogaoka (Sharon Lockhart, 1997) e outras obras de cineastas como Buster Keaton, Dziga Vertov, Vittorio De Seta e Shirley Clarke, entre outros.

Dentro da programação da mostra será oferecido um curso gratuito de quatro aulas que pretende explorar alguns desdobramentos do cinema dos Lumière em diálogo com a mostra. As aulas serão dadas, sempre às 19h, pela professora de cinema da UFF Lúcia Ramos Monteiro (dia 12/03), o curador Lucas Baptista (19/03), o pesquisador e crítico de cinema Luiz Carlos Oliveira Júnior (26/03) e a professora da ECO/UFRJ e documentarista Anita Leandro (02/04). As inscrições devem ser feitas pelo e-mail cursolumierecineasta@gmail.com. Haverá também uma “sessão inclusiva”, com entrada franca, de Índia: Matri Bhumi, de Roberto Rosselini, um retrato da Índia que mistura documentário e ficção, no dia 23/03, às 19h, com audiodescrição, legendagem descritiva e tradução para LIBRAS.

 “Há um verdadeiro corte entre o chamado ‘primeiro cinema’, que vai até cerca de 1905, e a nossa experiência de cinema hoje. Não só pela falta de narrativa nos filmes do primeiro cinema, mas porque as próprias práticas de exibição eram outras. O engajamento que o espectador precisa ter com a vista Lumière é muito diferente do que ele tem com um filme narrativo. A aproximação com filmes realizados em outros períodos foi a forma que encontramos para exibir esses filmes em sala de cinema e chamar atenção para certos aspectos dessa produção”, comenta Calac Nogueira.

SERVIÇO
Mostra Lumière Cineasta
Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro
De 11 de março a 6 de abril de 2020
Rua Primeiro de Março 66, Centro, tel (21) 3808-2020
Salas de Cinema 1 (98 lugares)
Ingresso: R$ 10 e R$ 5 (meia entrada)

Foto: Institut Lumière

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -