- Publicidade -

Conteúdos exclusivos disponíveis gratuitamente no MAR

Publicado em:

Enquanto o Museu de Arte do Rio não retoma suas atividades, suspensas temporariamente por conta das medidas de prevenção ao COVID-19 (novo coronavírus), você pode ter acesso a conteúdos exclusivos disponíveis gratuitamente em nossos canais digitais.

Você sabia que é possível consultar os acervos do MAR on-line? As coleções museológica, bibliográfica e documental estão disponíveis em nosso site, com detalhes e especificações de catalogação das obras.

O canal do MAR no Youtube é também uma plataforma de documentação e pesquisa artística e acadêmica, que oferece a todos uma vasta coleção de palestras, cursos, websérie, making of de exposições e eventos culturais realizados desde a inauguração do museu, em 2013.

PODCAST ÁGUAS DE KALUNGA – Lançado em novembro de 2019, o 1º podcast do MAR reúne histórias criadas por dez autores negros, inspiradas no conteúdo da exposição “O Rio dos Navegantes”. Participam da série Conceição Evaristo, André Capilé, Bernardo Oliveira, Vilma Piedade, Tatiana Pequeno, Renato Noguera, Ana Paula Lisboa, Gabe Passareli, Valeska Torres e Elisa Lucinda, que, além de escrever um episódio, também é responsável por dar voz a essas narrativas. Disponível em nosso site e nas plataformas de streaming (Site MAR, Spotify e Deezer)

A websérie “MAR na Rua” surgiu com o objetivo de relacionar obras da Coleção MAR com as histórias contadas por pessoas do seu entorno. O projeto aborda em cinco episódios territórios como a Pequena África e o Morro da Providência, além de discutir temas como gentrificação do espaço urbano, ancestralidade e religião. Participam do programa a educadora Pâmela Carvalho, o fotógrafo Maurício Hora, a diretora do Instituto dos Pretos Novos Merced Guimarães, o artista Mulambö e a Mãe Celina de Xangô.

 TOUR VIRTUAL PELA MOSTRA O RIO DOS NAVEGANTES – Ocupando três galerias, “O Rio dos Navegantes” apresenta ao público mais de 550 itens, entre pinturas, fotografias, vídeos, instalações, objetos, documentos e esculturas que ajudam a contar a história do Rio de Janeiro como cidade portuária desde o século XVI. Percorra todos os espaços da exposição e conheça mais detalhes sobre as obras e temas que a compõem em nossa tour virtual!

Em nosso site estão disponíveis para download gratuito textos curatoriais e catálogos de exposições realizada pelo MAR ao longo destes 7 anos, como a individual “A Pequena África e o MAR de Tia Lúcia”. Também estão acessíveis publicações desenvolvidas pela Escola do Olhar, como “Mário Pedrosa Atual”, “Dispositivos Artísticos-pedagógicos” e “VI Jornada de Educação e Relações Étnico-Raciais do MAR”.

Foto: Elisa Mendes / Reserva Técnica MAR

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -