- Publicidade -

Globo Livros lança ‘Nosso Armênio’, coletânea de textos sobre Armênio Guedes

Publicado em:

A Globo Livros lança “Nosso Armênio”, coletânea de crônicas e ensaios organizada por Eros Grau sobre Armênio Guedes, uma das figuras mais emblemáticas da cena política brasileira. Jornalista e um dos fundadores do Partido Comunista Brasileiro, ele era uma das mentes mais geniais que refletiram sobre os rumos da política brasileira no século XX e seus reflexos neste conturbado início de milênio. Nascido em 1918 e filiado ao Partido Comunista entre 1935 e 1982, Armênio foi testemunha ocular dos diversos movimentos culturais e políticos do Brasil nos últimos cem anos.

A obra reúne textos assinados por familiares, companheiros, amigos e admiradores que relembram momentos, anedotas e histórias que marcaram os 96 anos de vida do jornalista e militante. Nomes como Elio Gaspari, Juca Kfouri, Milton Temer, Zelito Viana e o próprio Eros Grau, assinam alguns dos textos que compõem a obra. “Mais do que comunista, sou um defensor da liberdade”, costumava dizer Armêmio.

Armênio era um crítico ferrenho de qualquer forma de fascismo e de ameaça às liberdades individuais, tanto que mesmo entre os camaradas comunistas criava polêmica ao defender sempre o debate de ideias e por criticar o stalinismo após tomar conhecimento dos crimes cometidos pelo regime soviético.

Esta coletânea relembra as ideias, o senso de humor afiado, o gosto pelos prazeres da vida e a luta incansável pela liberdade e a democracia de um homem que, mais do que uma das figuras mais memoráveis e queridas da história social e política e brasileira, é um exemplo de capacidade de diálogo, perspicácia e gentileza, talentos tão raros em meio à violenta polarização que impera no Brasil de hoje.

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -