- Publicidade -

“Ielda – Comédia Trágica” reestreia no Teatro Petra Gold

Publicado em:

O espetáculo ‘Ielda Comédia Trágica’ reestreia em curta temporada no Teatro Petra Gold – Leblon.  A trama da peça se passa em 1989 e tem como pano de fundo os acontecimentos daquele ano. O humor irreverente, a falência da classe média carioca e a tentativa de recuperação da fé no futuro são retratadas de forma crítica e divertida em tom farsesco de tragicomédia.

A peça narra a trajetória da personagem Ielda e as consequências de sua suspeita de assassinato. De origem humilde, ela é a empregada na casa de férias de Mário, na região serrana do Rio, onde um grupo de amigos de longa data se reúne para assistir ao último capítulo da novela Vale Tudo. Um crime acontece e o clima de desconfiança generalizada se volta para ela. A partir daí, acompanhamos as reviravoltas no cotidiano de Ielda e na vida do beco onde ela mora, atrás da Praça da Apoteose, durante todo o ano de 1989.

As cenas se desenvolvem durante as típicas festas da cidade: Carnaval, Semana Santa, Sete de Setembro, Natal e Réveillon. Sambas-enredo como Liberdade Liberdade, Ratos e Urubus Rasguem minha Fantasia e Festa Profana permeiam a trama além das músicas, cantadas ao vivo pelos atores, que são baseadas em hits da época como o Samba, Pagode, Funk e Pop. Tudo acontece em cinco ambientes: o quintal de um barraco, uma pequena igreja construída na própria sala da casa de Ielda, um salão de beleza na beirada da linha do trem, a casa de férias na Região Serrana, onde ocorreu o assassinato e a cozinha da casa da mãe de Mário, na Zona Sul da cidade.

O texto foi criado com base nas vivências do diretor e autor na sua época de infância e adolescência como morador do bairro Catumbi e estudante do Ciep, no Sambódromo. Na construção da linguagem cênica, uma de suas principais influências é a obra do dramaturgo e diretor alemão Bertolt Brecht.

A partir do retrato do Brasil de 30 anos atrás, Renato Carrera busca uma reflexão sobre o povo brasileiro, religiosidade e o valor do dinheiro: “A queda do muro de Berlim, a eleição de Collor e de Bush nos E.U.A, a ascensão do ‘Solidariedad’ na Polônia entre outros fatos e tragédias como o naufrágio do Bateau Mouche, nos servem de pano de fundo para falarmos de sobrevivência e da nossa necessidade de fé. São situações vivenciadas pela maioria do povo, como a falência da classe média, que tenta se manter viva e fixada numa ilusória situação financeira, a pobreza do cidadão que precisa se virar de qualquer maneira para garantir a renda no final do mês, além das relações truncadas e embaralhadas de toda e qualquer família brasileira. De 1989 até os dias de hoje, teríamos evoluído ou caminhado para trás? O espetáculo faz uma comparação com os dias de hoje e qualquer semelhança com nossa realidade atual, não será mera coincidência. “

O elenco conta com oito grandes atores se revezando em 19 personagens: Ângela Câmara, Carolina Ferman, Fernanda Sal, Marcel Giubilei, Ricardo Lopes, José Karini,Renato Carrera e Jean Marcel Gatti.

Serviço
“Ielda Comédia Trágica”
Teatro Petra Gold (Rua Conde de Bernadotte, 26 – Leblon)
Temporada: de 04 de março a 08 de abril
Dias: Quartas-Feiras
Horário: 20h
Ingressos: R$ 70,00 (R$ 30,00 meia)*
*sujeito à alteração
Duração: 140 minutos
Classificação: 16 anos

Foto: Sabrina Paz Fernanda Sal Carolina Ferman Renato Carrera Angela Camara.

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -