- Publicidade -

Ministério italiano das Relações Exteriores disponibiliza na web material das suas instituições culturais

Publicado em:

O Instituto Italiano de Cultura do Rio de Janeiro promove junto com o Ministério italiano das Relações Exteriores, a Campanha virtual batizada de “#WeAreItaly” “Nós somos Itália” e “#StayTunedOnIt” “Fique Sintonizado!”. Lançada na última quinta-feira, 19 de março,  o projeto oferece mensagens em vídeo de artistas renomados da Itália e um pacote de materiais inéditos e gratuitos de diversos setores das Instituições Culturais Italianas.

A quantidade de conteúdos disponíveis é enorme e toca setores como produções teatrais e cinematográficas, arte e design, programas de TV, radio e web. No campo literário é possível acessar ao acervo da Unesco World Digital Library, no âmbito musical o Teatro dell’Opera di Roma disponibilizou o seu acervo digital, no mundo da arte vários museus como o Uffizi di Firenze, a Pinacoteca di Brera em Milão e o Museu de Arte Moderna de Bolonha colocaram na web conteúdos antes não acessíveis.

A cultura italiana em geral está em nossas vidas, em nossas mentes, seja na gastronomia, na música, nos clássicos do cinema, na arquitetura, entre outros segmentos que nos influenciam todos os dias. Em sintonia com a Campanha “#WeAreItaly”, artistas italianos, como o tenor Andrea Bocelli, o violinista e maestro italiano Uto Ughi, os cantores e compositores Tiziano Ferro, Nicola Piovani (compositor clássico e de trilhas sonoras para filmes e peças de teatro italiano), Paolo Fresu (trompete de jazz italiano), Ada Montellanico (cantora), Nek, Andrea Griminelli (flautista), Rita Marcotulli (pianista e compositora de jazz), Fabrizio Bosso (trompetista) e muitos outros aderiram à iniciativa e gravaram mensagens em vídeos fazendo um apelo a todos os italianos e às pessoas do exterior o convite a ficar conectados com o mundo da cultura italiana, mesmo durante o período de isolamento domiciliar.

A Itália é repleta de museus de arte. As artes romana e renascentista influenciam vários artistas e estilos artísticos durante toda a história. A música italiana é uma rica tradição, como a ópera e seus famosos compositores, como Rossini, Puccini e Verdi. Atualmente a música pop italiana e o estilo romântico italiano fazem muito sucesso dentro e fora do país. O cinema italiano que já produziu filmes ganhadores de vários prêmios internacionais entre as décadas de 1950 e 1980, com destaque para cineastas Vittorio De Sica, Sergio Leone, Federico Fellini, Michelangelo Antonioni e Dario Argento. Muitas destas produções estão agora à disposição. Também, estão disponíveis numerosas iniciativas que as instituições culturais italianas implementaram para oferecer ao público italiano e internacional momentos exclusivos de entretenimento cultural virtual.

Em primeiro plano, toda a “webculture” oferecida por Museus e parques arqueológicos, bibliotecas e arquivos, festivais e teatros, o mundo do cinema e do entretenimento ao vivo, TV, rádio e publicação (como o Istituto Luce, Cineteche di Milão e Bolonha, Salone del Libro, Pinacoteca de Brera, MAXXI e muitos outros), demonstram uma capacidade extraordinária de “ocupar” as plataformas sociais de maneira criativa e de qualidade.

O Ministério das Relações Exteriores recebe a cada dia novos vídeos e novos conteúdos exclusivos, que serão disponibilizados através de sua página dedicada, dos canais sociais (incluindo o canal do YouTube) e da rede no exterior de Embaixadas, Consulados e Instituto Italianos de Cultura.

“A ideia que está na origem desta iniciativa é mostrar que a Itália e a cultura italiana não pararam, não obstante as sérias dificuldades que o país está enfrentando nestes meses, explica a diretora do Instituto Italiano de Cultura do Rio de Janeiro, Livia Raponi. “É possível continuar consumindo cultura italiana mesmo não podendo ir ao cinema, ao teatro ou aos museus, é possível fazer tudo isso ficando em casa, no próprio sofá. Se trata de uma oportunidade imperdível para acessar a acervos, arquivos musicais, filmes e espetáculos de teatro, entre outras produções culturais do nosso país de forma totalmente gratuita”, complementa Livia.

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -