- Publicidade -

“Mundos Apocalípticos” – Coletânea de contos aborda multiplicas facetas do fim do mundo.

Publicado em:

A coletânea organizada por John Joseph Adams reúne um total de vinte e dois contos de autores celebrados, como Stephen King, George R. R. Martin e Octavia E. Butler. A belíssima ediçãoem capa dura, da Editora Planeta, começa com introdução do próprio Adams sobre o sub-gênero pós-apocalíptico, citando Mary Shelley como autora criadora desse gênero. Um outro aspecto muito agradável da edição é que cada conto provém uma biografia rápida do autor e da primeira publicação do conto em específico.

É necessário dizer que o tema “Fim do Mundo” já é um sub-gênero de outro sub-gênero, que é a ficção científica, entretanto os contos aqui apresentados variam entre gêneros. Alguns são mais engraçados, outros tendem ao mistério e aventura, enquanto outros são puro drama humano. Por exemplo, o livro inicia-se com “O Fim da Confusão Toda”,  de Stephen King, que chega a ser hilário da maneira que é escrita. Inclusive, começar com este conto foi uma estratégia inteligente de Adams, pois ele se passa numa realidade futura, porém contando do passado. Outro conto que merece ser usado como exemplo seria “O povo da Areia e da Escoria”,  de Paolo Bacigalupi, que narra como a humanidade se uniu tanto com a ciência e tecnologia que há dúvida se o que estamos lendo é realmente sobre ser humano como o conhecemos. O término desta estória é uma experiência simplesmente fantástica.

Alguns contos são bem originais, como “Sucata”,  de Orson Scott Card, que apresenta uma sociedade Mórmon no futuro pós-apocalíptico. Já outros tem referências claras de clássicos ficção, menos voltados a tecnologia, e sim a reflexão filosófica, como as obras de Asimov e Arthur C. Clarke. Contudo, todos eles tem certo realismo como sua base, eles não tendem a apelar para alienígenas, ou tecnologias realmente detalhadas, exceto um conto ou outro. O foco são as relações humanas em diferentes eventos catastróficos. Eventos esses que não se limitam a guerras nucleares, como em Sons da Fala de Octavia E. Butler, onde a humanidade perde a capacidade de falar.

Outros contos que merecem destaque são “Escuros, Muito Escuros Eram os Túneis”, de George R. R. Martin, onde ele narra que a humanidade tomou duas vertentes evolutivas diferentes. Martin é realmente muito habilidoso como autor de ficção científica, apesar da ambientação causar uma dificuldade inicial.

Já em “Quando os Sysadmins Dominaram a Terra de Cory Doctorow” é um conto realmente apocalíptico, de linguagem extremamente técnica, quase pedante, sobre tecnologia da informação, internet e administração de sistemas.

“Mundos Apocalípticos” é uma excelente experiência para quem quiser conhecer novos autores, e também quem quiser começar a ler ficção científica sem apelar para robôs e naves espaciais.

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -