- Publicidade -

Museu de Arte do Rio hasteia nova bandeira e tem entrada gratuita nas exposições

Publicado em:

O Museu de Arte do Rio vai hastear uma nova bandeira no mastro do pavilhão de exposições, para marcar o início das comemorações do seu sétimo aniversário. A obra “Vai passar?”, de Marco Chaves, dará lugar ao trabalho do artista gaúcho Xadalu, que traz os dizeres “Atenção: área indígena”.

Xadalu explora questões ligadas aos povos originários desde o início de sua trajetória profissional e tem obras espalhadas pelas ruas do Brasil e ao redor do mundo representando ícones étnico-culturais. A ação acontece às 16h e faz parte da programação que celebra os 7 anos do MAR.

A festa começa no próximo sábado, dia 7, com entrada gratuita nas exposições e lançamento da nova bandeira do MAR. A obra “Vai passar?”, de Marcos Chaves, dará lugar a um trabalho do gaúcho Xadalu. O artista explora questões ligadas aos povos originários desde o início de sua trajetória profissional e tem obras espalhadas pelas ruas do Brasil e ao redor do mundo representando ícones étnico-culturais.

Na sexta-feira, dia 13, acontece o MAR de Música Especial 7 anos do MAR, com show gratuito de Siba. O músico pernambucano apresenta pela primeira vez no Rio o show de seu último álbum, “Coruja Muda”, e a DJ TataOgan anima o público com um set focado na mistura de linguagens ancestrais, contemporâneas e futuristas.

No dia 21, sábado, as exposições estarão novamente com entrada gratuita e o museu inaugura a individual “Aline Motta: viagem, memória e água”. Na mostra, inédita no Rio de Janeiro, a artista niteroiense apresenta três vídeo-instalações de forma sequencial e imersiva. Os trabalhos são desdobramentos de uma exploração da artista pelas raízes de sua família, que a levou a lugares do Brasil, Serra Leoa, Nigéria e Portugal.

Outra novidade são as ações do Núcleo de Tecnologias Assistivas do MAR, criado em 2019 com apoio financeiro do BNDES, que se propõe a produzir vivências inovadoras e estimulantes no campo das tecnologias de acessibilidade. Integrado por pesquisadores, artistas, educadores e curadores, o grupo desenvolveu novas maquetes táteis do museu, ferramentas de audiodescrição de exposições e um videoguia na Língua Brasileira de Sinais – Libras. As maquetes estão expostas no 5º andar do prédio administrativo do museu e visitas mediadas por uma ferramenta que traduz para Libras o conteúdo das exposições acontecerão a partir do dia 13.

Fechando o mês de aniversário, o MAR oferece em 28 de março mais um dia extra de visitação gratuita às exposições e recebe uma série de atividades do evento Março Delas, promovido pelo Sesc.

Neste dia o museu estará com a entrada gratuita em todas as exposições: “O Rio dos Navegantes”, “Rua!”, “Pardo é Papel” e “UóHol”.

Serviço:
Entrada gratuita nas exposições
Museu de Arte do Rio – Praça Mauá, 5

Foto: Thales Leite

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -