- Publicidade -

“Negra Palavra Solano Trindade” na Casa de Cultura Laura Alvim

Publicado em:

Espetáculo de sucesso, “Negra Palavra Solano Trindade” estará de volta aos palcos a partir do dia 06 de março, na Casa de Cultura Laura Alvim (espaço Funarj), sextas e sábados, às 20h e domingos, às 19h.

Poeta pernambucano, ativista político, ator de cinema, artista plástico, pesquisador de culturas populares, homem de teatro e negro, Solano Trindade ficou conhecido como O Poeta do Povo. Ele foi e é uma referência fundamental na luta por igualdade no país. Entre os anos 30 e 60, fundou vários movimentos negros no país, como a Frente Negra Pernambucana, o Centro de Cultura Afro-Brasileiro e o Teatro Popular Brasileiro. Solano levou sua arte e militância de Pernambuco para o Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, São Paulo e, finalmente, para a cidade de Embu no interior de São Paulo, hoje conhecida como Embu das Artes.

Em cada cidade que viveu, Solano Trindade emprestou seu corpo, voz e poesia para lutar contra à opressão aos negros e pobres e para construir um mundo de justiça e solidariedade. O espetáculo “Negra Palavra | Solano Trindade” traz à cena teatral o nome de Solano enaltecendo sua importância na trajetória da poesia e da escrita preta brasileira.

Na concepção do espetáculo, a musicalidade e o corpo negro são tão importantes quanto a palavra, respeitando, assim, um estar no mundo pela ótica negra. Todas as dimensões do poeta estão representadas na seleção das poesias, nas marcações do espetáculo e nas músicas executadas pelos atores em seus próprios corpos. Trabalho esse realizado por André Muato que, além da direção musical, elaborou uma pesquisa para composição da percussão corporal e está indicado ao Prêmio APTR na categoria música pelo espetáculo “Oboró – Masculinidades Negras”

O ‘Poeta do Povo’ atravessou o século XX como homem negro, artista, militante, apaixonado, pai e defensor da igualdade entre os povos. Papéis que propõem questões que seguem atravessando, em pleno século XXI, todos os integrantes da ficha técnica do espetáculo.

“O maior desafio e creio que, também, a grande força desse trabalho, veio da percepção de que as poesias de SOLANO são profundamente atuais. Assim, buscamos entender como suas palavras reverberam nos atores hoje, para intuir uma projeção do poeta no futuro. A dramaturgia, composta apenas por poesias, e a construção do espetáculo feita, em sua grande maioria, por artistas e criadores negros, deu origem a um trabalho que dialoga com o Brasil atual e, através do pensamento e da sensibilidade de SOLANO, aponta caminhos de beleza, afeto, resistência e luta” – afirma Renato Farias, roteirista e diretor do espetáculo.

SERVIÇO:
“NEGRA PALAVRA SOLANO TRINDADE”
Casa de Cultura Laura Alvim (Av. Vieira Souto, 176 – Ipanema)
06 a 29 de março de 2020
Sextas e Sábados, às 20h e domingos, às 19h
Ingressos: R$ 50,00 (inteira) / R$ 25,00 (meia)*
*sujeito à alteração
Duração: 60 min
Classificação: 12 anos

Foto: Mariama Prieto

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -