- Publicidade -

Rio Coffee Nation acontece em maio no Rio de Janeiro

Publicado em:

O Rio de Janeiro sediará, entre os dias 21 a 23 de agosto, a primeira edição do Rio Coffee Nation, evento dedicado exclusivamente ao segmento de cafés especiais e cafés orgânicos, focado no aumento, profissionalização e cultura deste mercado.

A programação do Rio Coffee Nation mostrará a evolução do mercado de cafés especiais — da cereja à xícara, para consumidores, produtores, profissionais e empresas do setor. Os visitantes poderão conferir uma exposição sobre as regiões do cultivo dos grãos especiais no Brasil, bem como, os “terroirs” e métodos de produção.

Em paralelo, acontecerão workshops com especialistas nacionais e internacionais sobre produção, importação e exportação, torrefação, métodos de extração dos grãos (soft, expresso, filtração), diferentes formatos de preparo de café, sustentabilidade, café na gastronomia, turismo entre outros.

O francês Hippolyte Courty, fundador da L´Arbre à Café e um dos maiores especialistas em cafés orgânicos e especiais, participa da primeira edição do Rio Coffee Nation. “O maior valor dos cafés especiais está em conhecer o sabor, valorizar ao processo agrícola de produção e a função social que podemos exercer com este trabalho”, diz Hippolyte Courty.

A agenda do Rio Coffee Nation também inclui degustação e harmonização de cafés especiais, apresentações de baristas femininos, lançamentos de produtos como o leite de Aveia e cardápio especial de drinks à base de café. Durante o evento, os visitantes poderão adquirir máquinas, acessórios, cafés especiais dos produtores, xícaras de design e biscoitos exclusivos do evento que harmonizam com café.

O Rio Coffee Nation é parceiro exclusivo do Paris Coffee Show, considerado o maior evento de café da França, com 35 anos de existência, e que acontece em 2020 entre os dias 5 e 7 de setembro. O ganhador do “Melhor Café torrado e moído para Espresso” do Rio Coffee Nation poderá expor seu produto no evento francês.

De acordo com a Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA), só em 2018, o varejo de cafés especiais movimentou R$ 2,6 e o consumo interno foi de 700 mil sacas. Para este ano, a estimativa é que as vendas deste tipo de café dobrem. Os cafés especiais são classificados assim por terem uma classificação acima de 80 pontos nos critérios de seleção.

 Serviço
Rio Coffee Nation
Data: 21 a 23 de agosto
Horário: 22/05 — abertura para o público às 15h. Fechamento às 20h
23 e 24/05 – das 10h às 20h
Local: AABB — Avenida Borges de Medeiros, 829, Lagoa – Rio de Janeiro
Ingressos:  https://www.eventbrite.com.br/

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -