- Publicidade -

Aliança Francesa do Rio de Janeiro disponibiliza programação francófona

Publicado em:

A equipe cultural da Aliança Francesa preparou uma programação francófona que o público poderá aproveitar em casa durante esse período de isolamento social. Através do site e das redes sociais da AF, serão disponibilizados diversas recomendações de espetáculos, shows, filmes, palestras, debates e demais manifestações culturais especialmente para o enfrentamento deste momento de crise mundial.

Convidado pela Aliança Francesa para se apresentar em turnê pelo Brasil no mês de março, em parceria como as AFs de Belém, Belo Horizonte, Brasília e Rio de Janeiro, o coreógrafo e dançarino francês Olivier Dubois apresentou seu espetáculo “Pour sortir au jour”, um solo íntimo que explora as entranhas da memória do corpo e a habilidade de contar as histórias de sua arte, em uma única apresentação no palco do Teatro Cacilda Becker. O espetáculo foi além de uma apresentação de dança contemporânea, e propôs uma reflexão sobre a natureza da arte performática.

Quando falamos em barroco, logo vem à mente a imagem das igrejas coloniais ricamente decoradas. No entanto, o estilo, que surgiu e se popularizou na Europa durante os séculos XVII e XVIII, alcançou todas as artes e a música não é uma exceção.

Hoje em dia, a música barroca continua viva e sendo celebrada na França e mesmo aqui no Brasil, através de instituições e projetos como o Centre de Musique Baroque de Versailles e a Orquestra Barroca da UNIRIO.

Paris é conhecida mundialmente por seus museus, como o Louvre, o Musée d’Orsay… Mas você sabia que há muitos outros museus na cidade que você pode explorar da sua casa? Com visitas virtuais à 14 museus de Paris, como Louvre, o Musée d’Orsay, o Petit Palais e a Maison de Victor Hugo. São mais de 150 mil obras online, como pinturas, desenhos, manuscritos, tudo disponível gratuitamente.

No site da fundação estão disponíveis diversos recursos para visitar virtualmente as coleções, como vídeos, aplicativos, obras de arte digitais, visitas virtuais e muito mais. São mais de 150 mil obras online, como pinturas, desenhos, manuscritos, tudo disponível gratuitamente em www.parismusees.paris.fr .

O festival online de filmes franceses MyFrenchFilmFestival está de volta para uma edição especial “Fica em casa”. Estão disponíveis gratuitamente filmes exibidos nas últimas 10 edições do festival pelo site www.myfrenchfilmfestival.com Aproveitem para ver ou mesmo rever seus favoritos, as produções estarão disponíveis até final de abril!

“História em quadrinhos” no Brasil ou “bande dessinée” na França: não importa o nome e o lugar, a nona arte conquista cada vez mais admiradores em todo mundo. A BD, como é coloquialmente conhecida pelos franceses, se reinventou e cada vez mais e se distancia da antiga ideia de ser uma diversão apenas para crianças. Confira a seleção de BDs francesas e outras curiosidades sobre este universo.

Atualmente cerca de 8,4 milhões de franceses compram quadrinhos, o que representa 15,5% da população. Pensando em valorizar ainda mais os quadrinhos no país, o Ministério da Cultura francês anunciou que 2020 seria “L’année de la BD” – O Ano dos Quadrinhos – na França. A Aliança Francesa Brasil convidou o desenhista Jean-Denis Pendanx para uma turnê por várias cidades no Brasil. Pendanx teve a oportunidade de se encontrar com o público em Fortaleza e Recife, apesar das medidas de isolamento social adotadas que encurtaram sua turnê no Brasil, e deixou para nós essa pequena amostra virtual do seu trabalho.

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -