- Publicidade -

Hamilton de Holanda celebra 20 anos do bandolim de 10 cordas e do Dia Nacional do Choro

Publicado em:

Há exatos 20 anos, na busca pela harmonia presente em instrumentos como o violão e o piano, Hamilton de Holanda adicionou um par extra de cordas um pouco mais graves ao bandolim tradicional brasileiro e desenvolveu a técnica polifônica do instrumento. Assim foi criado, em 2000, o BANDOLIM DE 10 CORDAS, hoje difundido em todo o mundo. Em 2005, o bandolinista lançou “1 byte, 10 cordas”, o primeiro disco do mundo gravado exclusivamente com o novo instrumento.

Foi também em 2000 que Hamilton de Holanda sugeriu a Arthur da Távola – na época, Senador – a criação de um dia dedicado ao choro. A partir da ideia do instrumentista nasceu o DIA NACIONAL DO CHORO, celebrado na data de nascimento de Pixinguinha. A lei foi sancionada em setembro de 2000 pelo então presidente da República Fernando Henrique Cardoso. Nesta quinta, 23 de abril, iremos celebrar a data pela vigésima vez.

Para comemorar, Hamilton promoverá, dias 21, 22 e 23 de abril, a série de conferências virtuais “Nossobando – Festival de Ideias Colaborativas”, nos aplicativos Zoom e Facebook. Serão três encontros diferentes voltados para instrumentistas profissionais, com a participação de especialistas nos dois assuntos: bandolim de 10 cordas e choro. Confira a programação completa:

NOSSOBANDO
Festival de Ideias Colaborativas – 2020

21 de abril, às 10h
Tema: O bandolim de 10 cordas no mercado de trabalho
Com Hamilton de Holanda, Fabio Peron, Luis Barcelos, Pedro Franco, Carrapicho, Victor Angeleas
Convidado especial: Armandinho Macedo

22 de abril, às 10h
Tema: O bandolim de 10 cordas e suas ferramentas de estudo
Com Hamilton de Holanda, Dudu Maia, Tiago Santos, Rafael Marques, Felipe Cemim, Tiago Tunes, Ian Coury

23 de abril, às 10h
Tema: O Choro e seus espaços no mercado
Com Hamilton de Holanda, Fátima Camargo (Chorando Sem Parar), Paulo Ramos (Idear/Clube do Choro de BH), Silvério Pontes (Choro na Rua), Henrique Neto (Clube do Choro de Brasília), Antonio Capucho (Festival Choro e Jazz), Luciana Rabello (Casa do Choro), Choro das 3.

Foto destaque: Lívia Sá

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -