- Publicidade -

IMS disponibiliza todas as edições da revista Novidades Fotoptica on-line

Publicado em:

Distribuída entre 1953 e 1987, a revista Novidades Fotoptica foi uma das principais publicações brasileiras dedicada à fotografia. Todas as suas edições – um total de 136 números –  foram disponibilizadas para consulta on-line pelo Instituto Moreira Salles. O material foi tratado e digitalizado ao longo de mais de um ano pela equipe do IMS. Acesse aqui  ou também a partir do próprio site do IMS.

No link, o público terá acesso também a um manual que explica como navegar e pesquisar no acervo. Além da busca por palavras e expressões, é possível, por exemplo, filtrar e procurar especificamente por ensaios de fotógrafos, equipamentos anunciados na publicação, entre outras categorias. A disponibilização do material faz parte das iniciativas empreendidas pelo IMS para contribuir e apoiar as pesquisas no campo da fotografia no Brasil.

A revista foi fundada por Thomaz Farkas (1924-2011), pioneiro da fotografia moderna no Brasil. Desde 2007, seu acervo – composto por mais de 34 mil imagens – está sob a guarda do IMS. Em 2017, parte de sua biblioteca pessoal também foi incorporada pelo Instituto, passando a integrar o acervo da Biblioteca de Fotografia do IMS Paulista. Entre os itens presentes, está o conjunto completo da Novidades Fotoptica.

No site, é possível acessar todos os números da revista e observar as transformações do seu projeto gráfico e editorial ao longo dos anos. Lançada em 1953, Novidades Fotoptica era publicada semestralmente, no formato jornal. Suas edições reuniam anúncios de produtos fotográficos, artigos técnicos, recomendações de livros, entre outros destaques.

A partir de 1970, a publicação ganhou projeção nacional, assumindo o formato de revista. Passou a reunir também ensaios autorais e portfólios de fotógrafos destacados. Além disso, incorporou escritos de cunho mais crítico e reflexivo. Durante sua circulação, publicou trabalhos de grandes nomes como Claudia Andujar, Maureen Bisilliat, Walter Firmo, George Love e muitos outros grandes fotógrafos atuantes no Brasil.

Foto: Divulgação IMS

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -