- Publicidade -

MAM Rio lança chamada aberta para a nova Diretoria Artística

Publicado em:

No dia 3 de maio de 2020, data em que o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM Rio) celebrará seus 72 anos, será aberta uma chamada internacional sul-americana para o novo cargo de Diretoria Artística da instituição. A chamada integra as ações de reposicionamento do museu, que está sob nova gestão desde janeiro, liderada pelo diretor-executivo Fabio Szwarcwald. O MAM Rio conta com um dos mais importantes acervos de arte moderna e contemporânea da América Latina, com cerca de 15 mil obras.

A nova Diretoria Artística substituirá o atual curador de artes visuais do MAM Rio, o crítico de arte, professor e curador Fernando Cocchiarale. Com 10 anos de dedicação à curadoria do museu, seu acervo e as exposições da arte contemporânea, Cocchiarale é parte da escrita afirmativa da instituição, desempenhando papel de grande importância no campo ampliado dos exercícios curatoriais, com seus desdobramentos e articulações. O objetivo é promover o trânsito entre as diversas expressões artísticas, eliminando fronteiras e gerando integração entre gêneros e programas poéticos.

Para o cargo de Diretoria Artística, o MAM Rio busca profissional de nacionalidade brasileira ou estrangeira, desde que tenha visto de residência e trabalho no Brasil ou cidadania de um dos países do Mercosul (Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai). O contrato de trabalho será pelo prazo mínimo de dois anos, com possibilidade de renovação.

A Direção Artística será responsável pela Curadoria de Artes Visuais, pela gestão das coleções, além de ser responsável por áreas que abrangem desde as exposições até iniciativas e eventos dos departamentos de cinema, documentação e educação; além da parceria com a Residência Artística Internacional Capacete, que terá suas atividades, agenda e processos de pesquisa integrados ao MAM Rio.

Observando o compromisso da atual gestão com a transparência, a seleção terá duas etapas de avaliação por dois comitês distintos. Os nomes dos integrantes serão divulgados junto com o resultado ao final do processo. O primeiro comitê, deliberativo, será formado por membros da equipe do museu e outros profissionais com competências em diferentes áreas, e será responsável pela seleção final. Já o segundo grupo, formado por representantes do setor cultural, entre eles artistas, curadores e lideranças de organizações do setor museológico, contribuirá com o aconselhamento e dará parecer sobre as candidaturas finalistas. A combinação de visões garante maior amplitude de repertórios e a seleção dos nomes do comitê técnico consultivo segue o critério principal de não gerar conflito de interesses ou escolhas em benefício próprio. O detalhamento de todo o processo estará disponível no website do museu (www.mam.rio) a partir de 3 de maio.

O MAM Rio preza pela garantia da privacidade dos participantes no processo. Por isso, todos os envolvidos na produção ou seleção de candidatos assinarão um termo em que as partes concordam em observar a confidencialidade das informações.

“Nossa proposta de uma chamada aberta é divulgar a iniciativa a um número maior e mais diversificado de profissionais com a possibilidade de contribuir com a visão de um museu contemporâneo, aberto, sustentável e solidário que queremos construir junto com os artistas, a sociedade e os públicos do MAM Rio”, menciona Fábio Szwarcwald, Diretor Executivo do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro.

Para participar, os candidatos deverão encaminhar suas propostas a partir do próximo dia 3 de maio, de acordo com as regras e os critérios que serão divulgados no website do museu (www.mam.rio). O prazo final de recebimento será 24 de maio de 2020, às 23:59 (horário de Brasília).

Com essas diretrizes, o MAM Rio amplia suas bases de diálogo e experimentação, honrando a longa e ousada trajetória que marca a instituição, uma das mais sólidas referências em arte moderna e contemporânea da América Latina.

Confira o cronograma previsto* da convocatória:

[03 de maio] Anúncio da chamada aberta
[24 de maio] Encerramento das inscrições
[25 de maio a 01 de junho] Análise das inscrições
[01 de junho] Contato com os cinco selecionados para agendamento de entrevistas
[05 de junho] Anúncio da finalização da primeira etapa
[08 a 12 de junho] Entrevista online com os cinco selecionados da primeira etapa
[Até 03 de junho] Prazo para as inscrições dos projetos na segunda etapa
[06 a 10 de julho] Análise dos projetos da segunda etapa
[13 a 17 de julho] Entrevistas com selecionados da segunda etapa
[20 a 24 de julho] Análise final
[27 de julho] Divulgação do resultado

* O cronograma acima é estimado e pode sofrer alterações de modo a seguir os prazos necessários para a realização de cada etapa. O MAM Rio divulgará pelo website eventuais atualizações de cronograma.  atualmente a Petrobras, o Itaú e a Ternium como mantenedores por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e o Grupo PetraGold como patrocinador.

 O edifício onde o MAM Rio funciona desde 1958 é reconhecido internacionalmente como um marco da arquitetura moderna mundial, projetado pelo arquiteto franco-brasileiro Affonso Eduardo Reidy, também autor da passarela de pedestres que liga o museu ao centro histórico do Rio de Janeiro e do urbanismo do Parque do Flamengo, onde o museu está situado. Os jardins do MAM e do Parque são de autoria de Roberto Burle Marx, considerado o maior paisagista do século 20, inventor do paisagismo moderno.

O MAM Rio abrigou parte considerável dos movimentos artísticos brasileiros de vanguarda, como o Grupo Frente (1954), o Neoconcretismo (1959), a Nova Objetividade Brasileira (1967), o Cinema Novo (anos 1960), o Cinema Marginal (anos 1970), o curta-metragismo e o documentarismo independente (anos 1970-1980) e o Cinema Experimental Contemporâneo (anos 2000).

Desde janeiro de 2020, o Diretor Executivo Fábio Szwarcwald assumiu uma nova gestão no MAM Rio, com o apoio do Conselho e demais áreas do museu, integrando novos profissionais aos quadros e dando início a um processo de profunda transformação institucional com ideias inovadoras e novos fluxos de trabalho.

As ações do processo de transformação buscam coerência com o projeto original do museu, pautado pelo tripé arte-educação-cultura que serão desenvolvidos por meio da reabertura do Bloco Escola, da parceria com a Residência Artística Internacional Capacete e outras diretrizes de renovação sendo implementadas nas áreas educativa, curatorial, cinemateca, comunicação e, também, nas parcerias com empresas e apoiadores do museu.

O MAM Rio realizará ações que buscam ampliar o relacionamento com a cidade do Rio de Janeiro, com as artes e a sociedade integradas à sua marcante trajetória de experimentação e ousadia, e também ao papel contemporâneo dos museus.

Serviço:
MAM Rio | Chamada Aberta Internacional Sul-Americana para Direção Artística
Lançamento: 03 de maio de 2020
Divulgação do resultado: 27 de julho de 2020
Link da chamada: www.mam.rio

foto: Domi Valansi

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -