- Publicidade -

Maratona de edição Museu do Ipiranga e Wikipédia

Publicado em:

No dia 17 de abril, a partir das 10h, o Museu do Ipiranga e o Wiki Movimento Brasil (WMB) fazem a segunda maratona de edição de artigos sobre o acervo da instituição, desta vez com o tema “Os indígenas no Museu”. Serão editados artigos na plataforma Wiki sobre obras que retratem indígenas no acervo do museu, propondo uma reflexão sobre as representações dos povos indígenas na construção da história brasileira.

A pauta dialoga  com a data instituída nacionalmente para voltarmo-nos às questões indígenas, que é dia 19 de abril – o Dia do Índio. Durante o evento, membros do WMB farão uma palestra sobre como e por que editar a Wikipédia nessa temática; em seguida, cada participante edita os verbetes à sua escolha, contando com o plantão da mesma equipe para tirar dúvidas. A primeira maratona de edição foi realizada no dia 27 de março, com o tema “Mulher, Arte e História”.

Os eventos fazem parte de um plano mais amplo do Museu do Ipiranga de aumentar sua presença no meio digital, em que a Wikipédia é tida como um espaço fundamental. A expectativa é que dezenas de milhões de pessoas tenham acesso a imagens e textos relacionados ao acervo do Museu durante todo o ano por meio da parceria realizada com o Wiki Movimento Brasil, a partir de práticas de difusão digital colaborativas.

Nesse contexto, a instituição está não só aderindo a práticas de disponibilização de conteúdo, mas também de conhecimento aberto e licenças livres. “Estamos nos preparando para atender as demandas do novo Museu do Ipiranga”, diz Solange Ferraz de Lima, diretora do museu. “O compromisso com a pesquisa e o ensino é a base para difundir amplamente o conhecimento gerado a partir dos acervos. Se as exposições permitirão o contato presencial e sensorial com o magnífico espaço do Museu e suas coleções, a atuação digital desempenhará outra função – prolongar e aprofundar a relação do público com os conteúdos.”

Foto destaque: Helio Nobre

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -