- Publicidade -

Mauricio de Sousa participa de live para falar de lançamento do livro “Caçadas de Pedrinho”

Publicado em:

No Dia Mundial do Livro, 23 de abril, Mauricio de Sousa lança o terceiro livro infantil protagonizado pela Turma da Mônica no universo de Monteiro Lobato. Monteiro Lobato continua encantando e cativando seus leitores. Desde 2019, quando sua obra entrou em domínio público, os leitores mirins passaram a ter acesso às mais diversas edições deste autor que, sem dúvida, contribuiu para que inúmeras crianças e jovens adquirissem o hábito e o gosto pela leitura.

“Caçadas de Pedrinho”, ilustrado por Mauricio de Sousa, com adaptação de Regina Zilberman tem tiragem inicial de 10.000 exemplares. Mauricio de Sousa participa de live para falar de lançamento do livro, Facebook. O tema central da live de lançamento é Como o Pedrinho do século XXI vai à caçada? Isso é politicamente correto?*.

 A live será às 16 horas, e, além do desenhista Mauricio de Sousa, contará com a presença do filósofo e escritor Luiz Felipe Pondé e mediação de Taty Leite (Vá ler um livro). A transmissão será no Facebook @camaradolivro, com a participação da Arena Virtual da 26ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo e da CBL Câmara Brasileira do Livro.

Em 2019, Mauricio de Sousa e a Girassol Brasil Edições decidiram abraçar a missão de lançar toda a obra de Monteiro Lobato com os personagens mais carismáticos dos gibis – a Turma da Mônica, com atualização de Regina Zilberman, uma das maiores especialistas brasileiras em Monteiro Lobato. O terceiro livro da coleção, Caçadas de Pedrinho, traz nas orelhas um texto de apresentação assinado pelo filósofo e escritor Luiz Felipe Pondé.

Em apenas dois meses após seu lançamento, Narizinho Arrebitado, que inaugurou a colecão, teve mais de 20.000 exemplares vendidos. Em seguida, Mauricio de Sousa & sua turma chegaram às livrarias com o segundo livro infantil escrito por Monteiro Lobato: O Sítio do Picapau Amarelo, com um afetuoso texto de apresentação da atriz Nicette Bruno (a Dona Benta do Sítio no seriado da TV Globo), publicado pela Girassol Brasil. Ao todo, as duas obras já venderam 30.000 exemplares apenas em 2019.

Escrito em um período em que questões como o desmatamento da Floresta Amazônica não era uma tônica e que não se tinha consciência de que o hábito de fumar é extremamente prejudicial à saúde, “Caçadas de Pedrinho” teve os trechos originais com enfoques intoleráveis nos dias atuais editados.

Nesta obra o leitor encontra notas de rodapé com informações complementares contextualizando diversas temáticas, além de esclarecer ao leitor, por exemplo, o significado de nomes e expressões tipicamente brasileiros presentes na obra original mantidas aqui como Orelha-de-pau, pé de grumixama, cacho de brejaúvas, pito de barro, expressões de tratamento (como Espera que te curo), dentre tantas outras informações que sempre enriqueceram e diferenciaram a obra de Monteiro Lobato a partir da década de 1920.

Sem incorrer no tipo clássico de histeria do politicamente correto, mas, ao mesmo tempo, guardando o cuidado para com a necessária sensibilidade que devemos ter com os animais, a narrativa descreve o conflito entre humanos e animais de uma forma criativa e divertida. O mesmo tipo de sensibilidade para com os animais surgirá quando as crianças deverão defender o rinoceronte Quindim de Uganda, raptado da África por um alemão inescrupuloso e caçado pelo “Departamento Nacional de Caça ao Rinoceronte”. Aqui, a narrativa faz uma clara crítica aos abusos praticados por um Estado oportunista. Clássico e atual, o encontro entre Monteiro Lobato e Mauricio de Sousa é uma pérola para a literatura infantil brasileira.

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -