- Publicidade -

Noite dos Museus se reinventa durante a pandemia

Publicado em:

5ª edição do projeto será realizada virtualmente.

Em meio à pandemia, o Noite dos Museus se reinventa e se transforma em uma multiplataforma, expandindo o seu campo de atuação para além do evento presencial que leva multidões aos espaços públicos de Porto Alegre. Com o lançamento de um portal digital e de um instituto sem fins lucrativos voltado para ações sociais, educativas e culturais, o projeto seguirá atendendo a duas premissas fundamentais desenvolvidas nos últimos quatro anos: a formação de público para a cultura e a promoção de instituições e da produção artística em todos os segmentos, principalmente do cenário gaúcho.

O Instituto Noite dos Museus será lançado em maio, durante a Semana dos Museus, período em que o evento tradicionalmente aconteceria, e abrirá as portas da sua sede no Quarto Distrito de Porto Alegre até o final do ano, assim que a retomada das atividades não-essenciais for permitida. O instituto promoverá cursos e atividades ligadas à educação e à cultura, com ênfase em professores, educadores e alunos do ensino público, assim como pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Já o portal está previsto para entrar no ar em breve, ainda no primeiro semestre deste ano. Por lá, o público encontrará conteúdos exclusivos, como podcasts sobre diferentes temas, e-books, reportagens, matérias sobre arte e cultura, bem como entrevistas com figuras destacadas do ambiente artístico-cultural, além de um espaço especial para conectar o público que já foi ao evento com quem planeja ir de novo ou pela primeira vez.

A produção da quinta edição do megaevento presencial também segue ativa. A organização planeja novidades em relação aos museus e às atrações participantes para receber o público crescente que bateu recorde em 2019 somando mais de 100 mil pessoas. Em 2020, o projeto deve contar com novidades no tour cultural, como a Cinemateca Capitólio e o Paço Municipal de Porto Alegre, além de movimentar locais a céu aberto, como a Praça da Alfândega. Os espaços serão palco mais uma vez de diferentes intervenções artísticas relacionadas a música, teatro, dança e literatura.

O evento será transmitido ao vivo no dia 5 de dezembro, além de uma campanha pensada para ajudar os espaços culturais de Porto Alegre prejudicados pela pandemia. A transmissão terá participação de mais de 20 atrações e de 16 instituições de arte: a Casa de Cultura Mario Quintana, o Centro Cultural CEEE Erico Verissimo, o Centro Histórico-Cultural Santa Casa, a Cinemateca Capitólio, o Farol Santander, o Goethe-Institut, o Memorial do Rio Grande do Sul, o Museu da Brigada Militar, o Museu da Comunicação Hipólito José da Costa, o Museu da UFRGS, o Museu de Arte do Rio Grande do Sul, o Museu de Porto Alegre Joaquim Felizardo, o Museu Júlio de Castilhos, o Planetário Professor José Baptista Pereira, a Pinacoteca Aldo Locatelli e a Pinacoteca Ruben Berta.

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -