- Publicidade -

Orquestra Sinfônica Brasileira migra suas atividades para o ambiente virtual

Publicado em:

Desde o dia 19 de março, músicos da orquestra vêm se apresentando a partir de suas casas e oferecendo aulas on-line para alunos de todo o país, como parte do Conexões Musicais – projeto de responsabilidade social da OSB. Além disso, foram enviados pendrives contendo um compilado de apresentações da orquestra a diversos hospitais e laboratórios do Rio e de São Paulo, com o objetivo de levar música e beleza a pacientes e funcionários dessas instituições.

Diariamente as páginas da OSB nas redes sociais publicam vídeos de músicos da orquestra interpretando obras do repertório clássico e popular em formatos diversos. Em interpretações solo, duos e trios (com o auxílio de plataformas de videoconferência), os mais de 70 profissionais do grupo compartilham sua arte e mensagens positivas, incentivando o público a permanecer em casa. “Acreditamos que para a música não há barreiras, sobretudo no poder de conectar as pessoas” – diz a diretora Geral da OSB Ana Flavia Cabral Souza Leite.

O Conexões Musicais ,  projeto de responsabilidade social, tem como objetivo promover uma rede de interação em cidades do interior em diversos estados brasileiros. As aulas ministradas pelos músicos da orquestra a estudantes de música dos territórios por onde passa são um dos pilares do projeto, enquanto não é possível visitar fisicamente essas localidades, a instituição resolveu fazer uso da tecnologia para desenvolver o projeto durante esse período. Os professores vêm ministrando aulas on-line a alunos que já passaram pelo projeto para que eles sigam com seus estudos em casa e para que o conteúdo gerado possa servir a estudantes de música de todo o país.

Um compilado de apresentações da Orquestra Sinfônica Brasileira foi enviado a diversos hospitais e laboratórios do Rio de Janeiro e de São Paulo para que esse conteúdo possa ser disponibilizado em monitores das áreas comuns dessas instituições. “Nossa ideia é levar um pouco de leveza e beleza aos dias tão difíceis de pessoas hospitalizadas e profissionais da saúde”, acrescenta Ana Flávia. Unidades da Rede D’or, Prevent Senior e DASA já receberam o material.

Lançada no dia 13 de março, a websérie “Ouvir pra Crer” ganha novos episódios a cada sexta-feira, na página da orquestra no Youtube. Apresentados pela diretora da OSB Ana Flavia Cabral e pelo compositor e regente Leandro Oliveira, os programas exploram de forma simples e informal assuntos relacionados ao universo da música de concerto.

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -