Com uma história que se mistura à do cinema nacional, mais de seis décadas dedicadas à sétima arte, Cacá Diegues completa 80 anos dia 19 de maio e o Canal Brasil não podia ficar fora dessa festa! Com diversas premiações e mais de 30 filmes no currículo, Cacá reúne em sua filmografia produções que perpassam diversos movimentos artísticos como o Cinema Novo, a Retomada e o momento atual.

Para celebrar, o canal traz uma programação especial com oito filmes dirigidos pelo cineasta em uma mostra especial, de 5 de maio a 16 de junho, sempre às 23h45. Longas como Xica da Silva, Bye Bye Brasil, O Grande Circo Místico, Orfeu e Deus é Brasileiro estão entre as obras selecionadas para a homenagem.

Na próxima terça, dia 5, às 18h, o Canal Brasil convida todos os fãs do cineasta a participarem de uma entrevista exclusiva com Cacá Diegues no perfil do Instagram do canal (@canalbrasil). Na live, ele vai fazer uma retrospectiva de sua careira, além de analisar o momento do cinema mundial nesse período de quarentena.

Orgulhoso de sua trajetória, Cacá Diegues afirma que o principal compromisso que assume com suas obras é que sejam sempre atuais, não importa quando foram filmadas: “O cinema faz parte da minha vida desde sempre, mas só me tornei um aspirante a cineasta quando, no final de minha adolescência, encontrei em cineclubes e cinematecas pessoas que tinham o mesmo sonho que eu. Quando isso acontece, nos tornamos mais fortes, mais poderosos, mais dispostos a todos os sacrifícios. Foi assim que nasceu o Cinema Novo brasileiro, o período mais feliz de minha vida. Sempre tentei fazer os filmes de meu tempo, do tempo em que os meus filmes eram feitos. Tenho orgulho de dizer que sempre fui um cineasta do presente, sem nenhuma nostalgia do passado, nem desejo de enviar mensagens para o futuro. Meus filmes sempre foram elaborados a partir dessa ideia e desse compromisso, mesmo quando tratavam da história (como “Xica da Silva”) ou de sonhos (como “O Grande Circo Místico”). Acho que é por isso que eles seguem sendo sempre atuais, uma vaidade pessoal que tenho sobre eles. O bom cinema continua sendo um espaço em que sonho e realidade podem viver juntos”, diz.

A Mostra CACÁ DIEGUES – 80 ANOS acontece de 5 de maio a 19 de junho, às 23h45. Confira a programação:

5/05 – Xica da Silva (1976)
Classificação: 16 anos
12/05 – Bye Bye Brasil (1979)
Classificação: 18 anos
19/05 – O Grande Circo Místico (2018)
Classificação: 16 anos
26/05 – Orfeu (1999)
Classificação: 18 anos
2/06 – Deus é Brasileiro (2001)
Classificação: 12 anos
9/06 – A Grande Cidade (1965)
Classificação: 16 anos
16/06 – Chuvas de Verão (1978)
Classificação: 16 anos

 

 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here