- Publicidade -

Documentário sobre a indústria do contrabando é disponibilizado gratuitamente

Publicado em:

Documentário apresenta um percurso bastante didático sobre a entrada do cigarro ilegal no Brasil.

O que está por trás de um “inofensivo” produto ilegal comprado a preços extremamente baixos? O documentário nacional Cigarro do Crime irá mostrar tudo o que há por trás desta grande indústria do contrabando.

Não é apenas nas estradas que os contrabandistas mostram sua ousadia e colocam em risco a vida da população. O transporte dos cigarros do crime também é feito pelos rios, na alta madrugada, quando a polícia precisa usar óculos com visão noturna para identificar os barcos tunados que incansavelmente vão de margem a margem na fronteira hídrica entre o Brasil e o Paraguai.

“Cada carro que eu trazia com a carga dava uma grana boa. Tirava dois mil, dois mil reias e meio… Claro que não me sinto criminosa. Eu tô pagando [pela carga], não tô roubando de ninguém”, relata, com bastante tranquilidade, uma das atravessadoras.

Após desvendar como se dá a travessia da carga ilegal, a jornalista percorre ainda universos que envolvem violência, prisões, mortes e lavagem de dinheiro. Tudo para entender, como resultado, cada etapa do contrabando de cigarros para o Brasil.

Com gravações em São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Foz do Iguaçu (PR), Assunción e Ciudad del Este (Paraguai), o roteiro faz uma viagem pelo ciclo do contrabando de cigarros.

Para afugentar os policiais, os contrabandistas pilotam veículos a mais de 250 km/h em estradas inóspitas, soltam fumaça pela pista e pregos no asfalto. São os chamados “cavalos doidos”, alcunha conferida pela polícia para esses carros, cheios de chips e dispositivos que possibilitam toda esta velocidade. “É muito maluco, parece coisa de filme, de desenho animado”, diz Debora Lopes, jornalista que apresenta o documentário.

Aliás, Cigarro do Crime será disponibilizado gratuitamente na internet no site da Vice Brasil, terá sua estreia no dia 14 de maio.

O documentário é uma produção da Vice Brasil para o Fórum Nacional Contra a Pirataria e Ilegalidade (FNCP) e, com toda certeza, apresenta um percurso bastante didático sobre a entrada do cigarro ilegal no Brasil e como ele alimenta o crime organizado e faz com que todos nós sejamos impactados com essa prática.

 Foto: Divulgação/Vice

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -