- Publicidade -

EDP e USP apresentam peça musical criada para o enfrentamento da pandemia

Publicado em:

Peça musical inspira resistência e a união no enfrentamento da pandemia.

A EDP, uma das patrocinadoras da Orquestra de Câmara da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (OCAM), desafiou o maestro Gil Jardim, diretor artístico da Orquestra, a criar uma peça musical para o período da quarentena, a fim de passar uma mensagem ao público.

Na abertura, o maestro recita um parágrafo escolhido do último livro do líder indígena, ambientalista e escritor Ailton Krenak, alertando o público de que, para combater o vírus, é preciso “cuidado e coragem”. A mensagem termina lembrando que temos por quem lutar durante o confinamento – o povo brasileiro, com sua rica diversidade étnica e cultural.

A peça, baseada na obra Trenzinho do Caipira, de Heitor Villa Lobos, dá início a uma viagem pelas paisagens e rostos do Brasil, nas cidades, no campo e florestas. Obras de referência da MPB pontuam os diferentes momentos da composição como “Asa Branca”, de Luiz Gonzaga) e  “Povo de um Lugar”, de Caetano Veloso. Há ainda menções ao antropólogo Darcy Ribeiro e à artista plástica Tarsila do Amaral.

“Esta peça criada pelo Maestro Gil Jardim e executada pela OCAM, é um hino de fé, coragem e união para este momento de luta contra a Covid-19. Para nós, é também uma homenagem à música, à literatura e à arte nacionais e à diversidade do povo brasileiro, unido em torno de uma só causa – resistir e sair mais forte desta crise”, diz Miguel Setas, presidente da EDP.

Aliás, para viabilizar a execução do projeto, um áudio com guia de piano e uma partitura digitalizada foram enviadas aos  45 integrantes da orquestra, que gravaram individualmente, sua parte, pelo celular.

O maestro reuniu e sincronizou todos os trechos digitalmente, cobrindo a composição com as imagens de Sérgio Roizemblit, ilustrações de Gil Tokio e direção de Arte de Anderson Penha. “Quisemos não apenas nos reunir para tocar, mas sim colocar nossa música a serviço de uma mensagem mais importante – a de que podemos superar juntos esta crise”, afirma Gil Jardim.

Foto: Divulgação EDP

 

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -