- Publicidade -

Estudantes de Cinema e Audiovisual da ESPM Rio criam festival de cinema

Publicado em:

Conheça o Quarentena Online Film Festival.

Transformar sentimentos em obras de arte e estimular a produção audiovisual em tempos de isolamento social. Esse foi o mote escolhido pelos estudantes de Cinema e Audiovisual da ESPM Rio, Mateus Rocha e Lara Sampaio, para o lançamento do Quarentena Online Film Festival, ou simplesmente QOFF.

Com o intuito de incentivar a produção de filmes durante a quarentena e em casa, o projeto foi executado de forma colaborativa. Os participantes puderam, desde o início, interagir e tirar dúvidas por meio de uma comunidade no WhatsApp, que também exerceu o papel de distribuidora de conteúdo.

O QOFF abriu espaço para novos formatos de produção que normalmente não são contemplados em festivais mais tradicionais, como vlogs e IGTVs. Foram inscritas 47 obras, a maior parte de São Paulo, seguido por Rio de Janeiro. Mas há, também, em terceiro lugar, tiveram inscritos de diversas partes do mundo – Colômbia, Espanha, Portugal, Inglaterra, Irlanda e Alemanha.

Os participantes têm entre 18 e 56 anos, e atuam em diversas profissões na área de Cinema e Audiovisual. O destaque vai para as produções realizadas por mulheres que somam 80%. “Fizemos uma campanha nas redes sociais direcionada ao público feminino depois que notamos que, durante o processo de inscrições, havia um número muito maior de homens participando”, diz Lara Sampaio. “Reverter esse cenário é mais um ponto transformador para o nosso mercado.”.

Totalmente virtual, o formato diferenciado se adequá às transformações que estão acontecendo no setor audiovisual em virtude da pandemia. O Festival será exibido até o dia 27 de maio, no canal do YouTube Quarentena Film Festival.  Todos os 86 participantes da comunidade Quarentena fazem parte da banca avaliadora. Cada um deles poderá votar em até cinco filmes por categoria, que somam 17.

Desde as mais tradicionais como Fotografia e Roteiro, até as inusitadas como Rio de Lágrimas, para os filmes emocionantes, Prêmio Cardio, para as obras que aceleraram as batidas do coração, e Prêmio StayAtHome, para aquelas que melhor entenderam o conceito do tema do festival.

Aliás, o público poderá votar na categoria Júri Popular por meio de um formulário de votação disponibilizado na bio da página do Instagram @quarentenafilmfestival, até 27 de maio. A cerimônia de premiação será no sábado, dia 30 de maio, no canal do YouTube.

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -