- Publicidade -

Museu do Ipiranga e Wikipédia realizam terceira maratona de edição

Publicado em:

No dia 8 de maio, a partir das 10h, o Museu do Ipiranga e o Wiki Movimento Brasil (WMB) fazem a terceira maratona de edição de artigos sobre o acervo da instituição, desta vez com o tema “São Paulo fotográfica”.

Os participantes da maratona se dedicarão a editar artigos sobre o acervo fotográfico do Museu, com foco nas obras de Werner Haberkorn, Guilherme Gaensly e Militão Augusto de Azevedo. Os três retratam a cidade de São Paulo em períodos de expansão e urbanização, principalmente da região central, mas em diferentes recortes históricos.

Anteriormente, já foram realizadas duas maratonas de edição: a primeira, no dia 27 de março, tinha o tema “Mulher, Arte e História”, enquanto o segundo, “Os indígenas no Museu”, aconteceu no dia 17 de abril.

Diversas instituições culturais ao redor do globo realizaram projetos similares em parceria com a Wikimedia, em iniciativas conhecidas como GLAM-Wiki – sigla para Galleries Libraries, Archives, and Museums (galerias, bibliotecas, arquivos e museus), acompanhada do sufixo wiki, que identifica o conjunto de projetos digitais colaborativos e livres sob a guarda da Fundação Wikimedia.  Com isso, a instituição brasileira é líder num movimento internacional ao qual se unem museus, bibliotecas e arquivos de vários países, especialmente na Europa e na América do Norte.

Anteriormente, em 2019, imagens de obras no acervo da instituição foram vistas 32,2 milhões de vezes nos projetos Wikimedia, especialmente a Wikipédia. Artigos na enciclopédia eletrônica em português sobre temas relacionados ao Museu foram vistos, no mesmo período, 14 milhões de vezes. A expectativa é que as melhorias realizadas nos conteúdos em questão atinjam dezenas de milhões de leitores.

Também faz parte da parceria a realização de quatro maratonas de edição na Wikipédia – conhecidas como “editatonas” – eventos abertos em que interessados aprendem como editar na enciclopédia eletrônica e fazem suas primeiras contribuições acompanhados por editores experientes. O primeiro deles, que foi realizado de forma online no dia 27 de março, teve como tema “Mulher, Arte e História”, e propôs melhorar o conteúdo sobre mulheres no acervo do Museu do Ipiranga no contexto do Mês da Mulher. As demais editatonas se dedicarão à “São Paulo fotográfica”, e “As independências do Brasil”, com data ainda a ser definida.

Futuramente, haverá, ainda, quatro seminários técnicos voltados a desenvolver colaborativamente a infraestrutura necessária para a difusão digital livre do museu, em especial de seu acervo.  Dentre as inovações esperadas, estão jogos para completar informações sobre obras no museu e aplicativos para construir livros automáticos a partir do acervo.

O Museu do Ipiranga e o Wiki Movimento Brasil disponibilizaram 23 mil imagens de obras do museu no repositório de mídias da Wikipédia. Nesse contexto, 130 artigos foram criados na Wikipédia e 1.421 foram melhorados. A expectativa é que se chegue a 30 mil imagens acessíveis livremente, em 2020. O quadro mais importante no acervo, “Independência ou Morte”, de Pedro Américo, foi a peça mais vista na iniciativa GLAM-Wiki do Museu, com 1,1 milhão de visualizações até dezembro de 2019.

Em dezembro de 2016, havia 14.533 bytes de conteúdo sobre o Museu do Ipiranga na Wikipédia. Em dezembro de 2019, o valor havia subido para 87.907 bytes, distribuídos em 106 páginas. Portanto, a expectativa do Wiki Movimento Brasil é, no mínimo duplicar o valor após as ações previstas para este ano, com uma produção de conteúdo sustentada pelo desenvolvimento de produtos tecnológicos e por atividades intensivas de mobilização comunitária e educacional.

Inegavelmente, a Iniciativa Wikipédia do Novo Museu do Ipiranga integra o conjunto de programas e atividades em vista à reabertura do edifício-monumento do Museu, em 2022.

Foto destaque: Helio Nobre

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -