Museu do Ipiranga participa da ação digital.

Entre os dias 11 e 17 de maio, galerias, bibliotecas, arquivos, museus e outras instituições culturais participam da MuseumWeek, movimento digital internacional.

Aliás, no dia 18 de maio, Dia Internacional dos Museus, o Museu do Ipiranga participa da ação digital e apresenta uma Live as 15h, sobre o plano digital da instituição e a parceria com a plataforma Wikipedia. A transmissão acontece pelos Facebook e Instagram do museu e conta com as participações da diretora Solange Ferraz de Lima, o presidente do Wiki Movimento Brasil, João Alexandre Peschanski, e um dos membros fundadores do movimento, Célio Costa.

Criada em 2014, a MusemWeek busca unir a comunidade cultural internacional e engajar o público a conhecer mais dos acervos das instituições participantes. A iniciativa conta com o apoio do Conselho Internacional de Museus, e, no Brasil, do  Instituto Brasileiro de Museus e do Ibermuseus.

No dia 11 de maio, a temática sugerida é “Heróis”. Esse dia homenageia todas as pessoas que estão na linha de frente, prestando serviços essenciais na luta contra a COVID-19. O Museu do Ipiranga aproveita a temática para colocar em xeque o conceito de “herói”, utilizando, dentre outras, a imagem de um bandeirante.

Posteriormente, na terça-feira, dia 12, o tema é “Cultura na quarentena”. Com a intenção de convidar o público a recriar obras culturais com objetos e pessoas de suas casas, o Museu do Ipiranga fez uma seleção de seu acervo, e promete algumas surpresas para esse dia.

Em seguida, no dia 13, quarta-feira, a temática proposta é “Junto”, a fim de remeter à coletividade, à comunidade e aos esforços conjuntos. Para este dia, o Museu do Ipiranga separou imagens de sua equipe, além de itens do acervo que remetem a atividades realizadas em comunhão. Na quinta-feira, dia 14, a campanha se utiliza da hasthag “tbt”, com a finalidade, de convidar o publico a compartilhar memórias de visitas, enquanto o Museu do Ipiranga também compartilha fotos históricas da instituição.

Na sexta-feira, dia 15, a campanha se volta para uma temática de grande relevância nos tempos atuais: “Clima”. O Museu revive fotos e objetos do acervo que convidam o público a pensar nas mudanças climáticas e em como o clima nos afeta. A temática seguinte, “Tecnologia”, será explorada no sábado, dia 16. Será a oportunidade do público conhecer quais tecnologias são utilizadas no dia-a-dia do Museu, como aparelhos para restauro de obras e manutenção do acervo.

Por fim, a MuseumWeek se encerra no domingo, dia 17, com a temática “Sonhos”. Neste dia, imagens idílicas do Museu do Ipiranga serão postadas para questionar o público sobre seus sonhos, anseios e projeções para o futuro. O dia seguinte, em que se celebra o Dia Internacional do Museu, será comemorado pela instituição por meio da live sobre suas ações digitais em parceria com o Wiki Movimento Brasil, às 15h.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here