- Publicidade -

#CCBBeducativoEmCasa – Programação de 23 a 28 de junho de 2020

Publicado em:

Confira a programação para os dias 23 a 28 de junho.

Enquanto o distanciamento social e a permanência dentro de casa seguem necessários para preservar nossa saúde e de nossos familiares e amigos, o Centro Cultural Banco do Brasil lança mais uma agenda semanal do #CCBBeducativoEmCasa. O público pode experimentar e compartilhar, de dentro de suas casas, dezenas de programações inéditas e gratuitas, através do site e das redes sociais dos CCBBs. Confira a programação para os dias 23 a 28 de junho, com atividades que estarão disponíveis a partir das 10h, conforme as datas indicadas a seguir:

Terça-feira (23): A semana começa com uma atividade para o público em geral no “Em Libras: Cinema”. Rosely Lucas propõe uma conversa, em libras, a partir da sétima arte como tema, passando por lições que abordam o vocabulário da Língua Brasileira de Sinais, uma introdução aos sinais desse campo semântico.

Quinta-feira (25): O meio da semana reserva uma grande oportunidade para aqueles que não conseguiram visitar – antes do início do distanciamento social – ou para quem quer revistar virtualmente as exposições que continuam em cartaz nas quatro unidades do CCBB, mas com acesso presencial suspenso.

No “CCBB em Casa”, arte-educadores compartilham e trocam olhares, leituras e produções de significados em torno das produções, práticas e trajetórias artísticas das exposições de cada CCBB. Reúna a família, escolha um dos passeios virtuais (ou os quatro!) e prepare-se para momentos de lazer e cultura em casa.

Em “Vaivém”, exposição em cartaz no CCBB Belo Horizonte, o público visitará mais de 300 obras que representam as redes de dormir na cultura e arte brasileira. Esses objetos, muito presentes na cultura brasileira, são frutos da tradição ameríndia que preservamos em modos e costumes. Vaivém traz a iconografia das redes de dormir e reflexões sobre a identidade brasileira através da obra de artistas do século XVI até os dias de hoje.

Já “Linhas da Vida”, exposição do CCBB Brasília, reúne cerca de 70 obras da artista japonesa Chiharu Shiota, com materiais que datam do início de sua carreira, no começo dos anos 1990, passando por instalações inéditas. Ao longo de cinco núcleos, os visitantes serão convidados a refletir, através das percepções de Shiota, sobre a vida, seu propósito, suas conexões e suas memórias.

Em “Ivan Serpa – A Expressão do Concreto”, exposição em cartaz no CCBB Rio de Janeiro. Uma das características mais marcantes de Ivan Serpa é a maneira como não se limitou a experimentar com uma única linguagem e nem a fazer arte explorando um conjunto de materiais tradicionais. Na exposição é possível conhecer grande parte do repertório de experimentações do artista, como pinturas, colagens, desenhos, objetos e gravuras tão diversas entre si, ao invés de cultivar apenas um estilo que o identificasse.

Por fim, “Egito Antigo – do Cotidiano à Eternidade “, exposição do CCBB São Paulo, convida crianças e adultos para descobrirem a história do Egito Antigo, através de 140 peças vindas do Museu Egípcio do Turim, que possui o segundo maior acervo egípcio do mundo. Entre esculturas, pinturas, objetos cotidianos, litúrgicos e ostracons (fragmentos de cerâmica ou pedra usados para escrever mensagens oficiais), sarcófagos e múmias (humanas e de animais), a exibição se divide em três seções – vida, religião e eternidade – que ilustram o cotidiano das pessoas do vale do Nilo, revelam características do politeísmo egípcio e abordam suas práticas funerárias.

Sábado (27): Que tal aproveitar o último final de semana de junho e organizar em casa, com a família, uma festa junina um pouco diferente, mas recheada de quitutes típicos das festas juninas? Essa é a proposta do “Lugar de Criação: Livro de Receitas de Festa Junina”.

Chame as crianças para enfeitar a casa com bandeirolas coloridas feitas com papéis coloridos, restos de tecidos ou outros materiais disponíveis em casa, e participar do preparo de doces e salgados típicos dessa época do ano – pipoca, milho verde, pamonha, cural, paçoca, maçã do amor, entre outros. Combine com amigos e parentes para que façam o mesmo em suas casas e, depois que tudo estiver pronto, abra espaço na sala e organize chamadas de vídeo para curtir essa festa típica brasileira sem sair de casa!

Foto: Paulo Savana

Domingo (28): Para encerrar a programação da semana em casa, nada melhor do que uma edição inédita do “Historietas”! A escritora e narradora Kiara Terra conta a história “O Gigante e a Cadeirinha”, inspirada em um conto que escreveu com sua filha, Thereza, sobre um gigante que amava muito sua pequena cadeirinha. Mas, o que será que pode acontecer se um dia ele descer dali e ganhar o mundo? Essa história curiosa será narrada em um vídeo cheio de surpresas que, certamente, vai despertar a vontade verdadeira de manter todo mundo perto e em casa nesse dia.

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -