- Publicidade -

Documentário Trinta Povos investiga as missões jesuíticas

Publicado em:

Foto: Anti Filmes

Estreia no dia 23 de junho (terça-feira), às 18h, no Canal Curta!, o documentário Trinta Povos, escrito, produzido e dirigido por Zeca Brito. Sétimo longa-metragem do diretor bajeense, aborda o legado das missões jesuíticas na América Latina.

Primordialmente, Trinta Povos investiga a história do Brasil, Argentina e Paraguai através de ruínas e reminiscências de arquitetura, pintura e mitologias, certamente, um legado composto por ruínas, museus, povoados e costumes.

Nativos e invasores discutem arte, religião e política nos territórios do Brasil, Argentina e Paraguai, unidos por um passado artístico comum, o Barroco Jesuítico Guarani. O trabalho de pesquisa analisa os três países separados por águas e linhas imaginárias, porém unidos pela cultura e por uma história comum: um passado jesuítico, barroco e guarani.

“A proposta é a de resgatar o legado artístico, arquitetônico, pictórico e simbólico do processo de colonização jesuítico-guaraní”, resume o cineasta Zeca Brito. “O grande desafio do trabalho foi costurar uma história fragmentada geopoliticamente, um passado comum entre três países que hoje se encontram separados, divididos por questões distintas, mas com elementos culturais, históricos e etnográficos que os ligam”, explica Zeca, que divide o roteiro com Jardel Machado Hermes e Maria Elisa Dantas.

Com duração de 78 minutos, a produção foi rodada no Rio Grande do Sul e em cidades da Argentina e Paraguai em 2019.

Documentário será exibido no Canal Curta! no dia 23/06 (ter), às 18h, com reprises: 24/06 (qua), às 4h e às 12h; 25/06 (qui), às 6h; 27/06 (sab), às 7h e 28/06 (dom), às 3h40min.

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -