A Casa-Museu Ema Klabin continua com sua rica programação cultural pelo Projeto #CasaMuseuEmCasa. Durante os meses de julho, agosto e setembro estão confirmadas lives com grandes nomes da literatura, mediadas por Ana Beatriz Demarchi, entre eles: Milton Hatoum, Betty Milan, José Roberto Walker. Além de novos talentos como a escritora Fabiana Vanz que terá a mediação de Paloma Durante.

O programa Encontro com escritores: outros olhares será pela plataforma Zoom Meeting. Cada encontro, com cerca de uma hora e vinte minutos, terá transmissão ao vivo e depois ficará disponível nas redes sociais do museu. Serão 50 minutos para mediação e 15 minutos para perguntas do público. São apenas 95 vagas, os interessados devem se inscrever antecipadamente pelo site do museu (https://emaklabin.org.br/). As inscrições para a primeira live estarão abertas a partir do dia 20/07.

Durante os encontros, o público terá um panorama sobre o processo de escrita, as relações com a realidade social e política do Brasil, os temas preferidos e as obras desses grandes mestres da Literatura. Serão destacados livros premiados como, Neve na Manhã de São Paulo, de José Roberto Walker, um romance histórico e realista que conta a arrebatadora história de amor entre Oswald de Andrade e a normalista Miss Cyclone, no pré-modernismo na São Paulo do início do século XX. Assim como o último livro de Betty Milan, Baal, que narra um drama sempre atual, o da imigração. Além disso, a obra “O lugar mais sombrio” do premiado escritor Milton Hatoum.

De acordo com a mediadora Ana Beatriz Demarchi Barel, os três escritores conseguem o equilíbrio entre o que de fato importa a um leitor do Brasil ou de qualquer outro lugar do mundo. ” Convidamos três escritores cujas obras trazem para o centro da discussão temas ou personagens pouco privilegiados na Literatura. As publicações têm também uma forte repercussão entre os leitores e creio que isso se deva em parte ao fato de que os escritores aceitam o desafio de tratar de questões difíceis, que correm à margem da sociedade; por serem destemidos e discutirem ideias estabelecidas, colocando-as em questão. Também pensei que minha escolha devesse abarcar autores que expressassem projetos distintos entre si, ricos e sofisticados”, explica a mediadora que é doutora em Letras pela Université Paris III Sorbonne Nouvelle e pós-doutora em História na Fundação Casa de Rui Barbosa, no IEB-USP.

O evento também vai mostrar novos talentos, como a jovem escritora Fabiana Vanz Dias que lançou seu primeiro livro “Sobre a coragem do medo e outras loucuras sãs”, pela editora Patuá.

Segundo a coordenadora do curso da Casa-Museu Ema Klabin, Cristina Moutela, os encontros seguem o tema da Casa-Museu Ema Klabin em 2020 “Outras Narrativas”. “Nesses encontros com escritores pretendemos trazer pedaços do Brasil, registrados por outros olhares, outras narrativas”.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here