- Publicidade -

FGV CPDOC promove debate sobre Literatura nas redes sociais

Publicado em:

O Laboratório de Pensamento Social e o Laboratório de Humanidades Digitais da Escola de Ciências Sociais do FGV CPDOC promovem na quarta-feira, dia 15 de julho, o webinar “Literatura e cosmopolitismo em tempos de pandemia: Jorge Luis Borges e Clarice Lispector nas redes sociais”. No evento, que será realizado no Canal da FGV no YouTube, especialistas vão discutir a presença da Literatura nas redes sociais, especialmente durante a pandemia.

Aliás, no encontro virtual serão analisadas práticas de leitura nas redes sociais, especificamente no Twitter, durante a pandemia. O webinar terá como foco, certamente,  dois autores populares no ambiente digital e importantes para os cânones literários argentino e brasileiro: Jorge Luis Borges e Clarice Lispector.

As discussões seguirão na direção dos avanços recentes nas humanidades digitais, combinando a mineração de textos, a modelagem de tópicos e a georreferenciação. A pesquisadora do FGV CPDOC desenvolverá uma análise qualitativa e quantitativa das comunidades de leitores globais de Borges e Lispector, ressaltando as dimensões geopolíticas e culturais da leitura nas redes sociais e as diferenças e desigualdades do modo como esses autores são lidos em 14 cidades das Américas e da Europa, em diferentes línguas.

As inscrições podem ser feitas por meio de link. A palestra será feita por Alejandra Josiowicz, que é mestre e doutora em Spanish and Portuguese pela Princeton University; pesquisadora Bolsista no FGV CPDOC; pesquisadora de Carreira do Instituto Interdisciplinar de Estudos de Gênero (IIEGE) do Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas (CONICET), na Argentina; e professora da Universidade de Rio de Janeiro (Uerj).

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -