Foto: Rui Mendes

Uma das bandas mais transgressoras do rock brasileiro, as Mercenárias terá vida retratada em uma biografia inédita escrita por Lucas Lima. “Somos Sucesso – A Biografia das Mercenárias” terá prefácio de Leo Moreira Sá, que foi baterista do grupo e ilustrações de Paloma Miguel, além de uma ampla seleção de fotos. O lançamento está programado para 2021.

O projeto teve início em 2018, quando Lucas começou as pesquisas. Na ocasião, os esforços tiveram como resultado um trabalho de conclusão de curso, defendido em dezembro de 2019 na Faculdade Paulus de Comunicação, onde Lucas graduou-se em jornalismo. O projeto recebeu elogios do jornalista Rodrigo Carneiro, que estava na banca avaliadora. A obra conta a história do grupo paulistano desde a fundação, em 1982 até 1988, quando as Mercenárias foram demitidas da gravadora EMI-Odeon.

“Aceitei receber o arquivo em word de “Somos Sucesso – A Biografia das Mercenárias”. Fiquei aliviadíssimo após a leitura na tela: era um belo material, pronto para receber um tratamento de editora e ganhar as ruas”, publicou o jornalista em suas redes sociais.

“Lucas Lima recupera neste livro o período mágico de vida das Mercenárias. Foram pouco mais de meia década com o recheio de loucas histórias que ele foi fuçar entrevistando as ex-integrantes e testemunhas sobreviventes daquela época”, diz o jornalista Abonico Smith.

“Estou trabalhando agora com meu editor (divulgaremos em breve a editora que lançará o livro) no texto e dando mais detalhes nas cenas. Deixo em destaque que, como pesquisador, trabalho com vestígios e, portanto, não tenho como saber com total certeza sobre a verdade sobre alguns acontecimentos. Até por isso, quando necessário, a narrativa terá as diversas versões para os fatos”, completa. Aliás, foi criado na plataforma Medium um site, onde será divulgado, pouco a pouco, detalhes sobre o projeto.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here