- Publicidade -

Museu de Arte do Rio leva para o Youtube, série inspirada em exposições

Publicado em:

Foto: exposição “O Rio dos Navegantes” / Daniela Paoliello

Já está no ar, no canal do MAR no YouTube, a primeira temporada da série “Percursos Mediados”, criada pela equipe de educação do Museu de Arte do Rio durante o período de isolamento social imposto pela pandemia do novo coronavírus.

Até setembro serão lançadas três temporadas desenvolvidas a partir da prática pedagógica museal e que abordam temas presentes nas exposições, nos acervos museológico, bibliográfico e documental do MAR e, ainda, nas relações com o território onde o museu está localizado, na região portuária do Rio de Janeiro, com toda a sua história e potência cultural.

Aliás, cada temporada tem cinco episódios de três minutos, todos com recursos de acessibilidade comunicacional – audiodescrição, legendagem e Língua brasileira de sinais (Libras). A primeira temporada leva para o ambiente virtual as mediações propostas para a exposição O Rio dos Navegantes, que ficou em cartaz de maio de 2019 até o fechamento temporário do museu, em março deste ano, e trazia uma abordagem transversal da história do Rio de Janeiro como cidade portuária, do ponto de vista dos diversos povos, navegantes e imigrantes que desde o século XVI passaram, aportaram e por aqui viveram.

Os episódios são lançados sempre às segundas-feiras, às 10h. Em agosto estreiam os vídeos inspirados pela exposição “coletiva Rua!”, que discute as questões sociais das cidades e coloca a arte em diálogo com a cultura das ruas. E e em setembro chega ao YouTube a temporada de “Pardo é Papel”, primeira individual do jovem artista carioca Maxwell Alexandre em um museu brasileiro.

“Com esta série recriamos no espaço virtual as visitas mediadas oferecidas aos diferentes públicos do museu. Essas mediações são propostas de ampliação da experiência dos visitantes com os conteúdos e obras em exposição, contribuindo para o desenvolvimento de reflexões e processos críticos”, observa o coordenador de educação do MAR, Hugo Oliveira.

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -